Brasil

Serra catarinense tem geada e temperaturas abaixo de 3°C

"O frio fora de época deve-se a uma massa de ar polar continental que avançou do polo", explicou a meteorologista Stael Sias da MetSul

O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada (Dan Kitwood/Getty Images)

O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada (Dan Kitwood/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de dezembro de 2018 às 11h39.

Porto alegre - O amanhecer desta terça-feira, 4, nas cidades da região dos Campos da Serra em Santa Catarina foi gélido e teve até geada. "O frio fora de época deve-se a uma massa de ar polar continental que avançou do polo em direção ao continente e por isso manteve esse comportamento típico de inverno", explicou a meteorologista Stael Sias da MetSul.

A massa de ar polar é um fenômeno extenso e atuou fortemente nesses últimos dias na região Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Para se ter uma ideia, em Buenos Aires, capital da Argentina, o último dia 2 foi marcado por um intenso frio na cidade portenha. Desde 1999 Buenos Aires não registrava temperaturas tão baixas no mês: 9,2°C.

Já na serra catarinense, geou na manhã desta terça-feira nos municípios de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. Em São Joaquim, a mínima foi de 2,5°C, em Urubici fez 1,9°C, Bom Jardim da Serra, 2,6°C e Urupema registrou apenas 1,2°C. Este foi o segundo dia consecutivo de geada na região.

Acompanhe tudo sobre:FrioMudanças climáticasSanta Catarina

Mais de Brasil

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas