Brasil

Serra acusa Lula de desindustrializar o Brasil e de populismo

Tucano criticou fechamento do País ao exterior e a alta carga tributária, entre outros

Serra, durante Fórum de Biarritz, na França, acusou Lula de não ter um modelo econômico (Fábio Rodrigues Pozzebom/Getty Images)

Serra, durante Fórum de Biarritz, na França, acusou Lula de não ter um modelo econômico (Fábio Rodrigues Pozzebom/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 20h02.

Biarritz, França - O ex-candidato à Presidência, José Serra, acusou nesta sexta-feira em Biarritz (sul da França) o Governo do presidente em fim de mandato, Luiz Inácio Lula da Silva, de desindustrializar o país e fazer "populismo" de direita em matéria econômica.

Em seu discurso no encerramento do XI Fórum de Biarritz, dedicado a analisar as relações entre América Latina e União Europeia (UE), Serra expôs algumas ideias que, segundo ele, "não pôde discutir como gostaria durante a campanha" eleitoral.

Serra declarou que o Brasil "é um país fechado ao exterior", no qual "há um processo claro de desindustrialização", e criticou "a fraqueza" dos investimentos do Governo e a elevada carga tributária.

"É um Governo populista de direita em matéria econômica", disse Serra em relação ao Executivo de Lula, a quem também acusou de exercer um "populismo cambial" e de não ter um modelo econômico.

"A democracia não é só ganhar eleições, é governar democraticamente", disse Serra, que também criticou o modelo de "orçamento participativo", no qual o contribuinte pode decidir sobre a distribuição de parte dos impostos, adotado pelo Brasil e por outros países latino-americanos.

O ex-candidato também acusou o Governo de "se unir a ditaduras, como a do Irã". Nesse momento, foi interrompido por um membro da Fundação Zapata, do México, que estava na plateia, e gritou "por que não se cala?", provocando um momento de alvoroço na sala.

Após Serra, tomaram a palavra outros participantes do Fórum de Biarritz, como o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, que preside o encontro.

Acompanhe tudo sobre:José SerraLuiz Inácio Lula da SilvaOposição políticaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais