Brasil

Senadores aprovam suplentes e definem Mesa Diretora

Os senadores votaram na tarde de hoje as indicações para as quatro suplências da Mesa Diretora

Congresso Nacional: a escolha das comissões foi adiada para a próxima semana. (Mario Roberto Duran Ortiz/Wikimedia Commons)

Congresso Nacional: a escolha das comissões foi adiada para a próxima semana. (Mario Roberto Duran Ortiz/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2011 às 16h11.

Brasília - Sem acordo para a escolha da composição das comissões permanentes, os senadores votaram na tarde de hoje as indicações para as quatro suplências da Mesa Diretora, concluindo o processo de formação da direção da Casa. Desta forma, a escolha das comissões foi adiada para a próxima semana.

Em meio à disputa pela presidência da Comissão de Infraestrutura (CI), PT e PMDB tentaram transformar uma das suplências em moeda de troca, a fim de impedir que o PSDB pleiteasse o colegiado. Mas como não houve consenso, os senadores optaram por concluir a eleição da Mesa.

O senador Demóstenes Torres (GO), que assume em março a liderança do DEM, observou que os governistas não deveriam temer o PSDB no comando da CI. "Eles têm larga maioria na comissão, só não têm a docilidade", criticou o goiano. Ele lembrou que há dois anos o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) presidiu a CI sem que houvesse confrontos com os governistas.

Na votação de hoje, foram confirmados nas quatro suplências da Mesa Diretora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM, em vaga cedida pelo PT), Gilvam Borges (PMDB-AP) e João Durval (PDT-BA). Os titulares da Mesa são: presidente, José Sarney (PMDB-AP); primeira vice-presidente, Marta Suplicy (PT-SP); segundo vice-presidente, Wilson Santiago (PMDB-PB); primeiro secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB); segundo secretário João Ribeiro (PR-TO); terceiro secretário, João Vicente Claudino (PTB-PI); e como quarto secretário, Ciro Nogueira (PP-PI).

Acompanhe tudo sobre:CongressoGoverno DilmaPolítica

Mais de Brasil

'Tarifaço' de Trump resgata motivação política de Lula e reanima candidatura para eleições de 2026

'Presidente de uma grande potência decidiu brigar com todo mundo', diz Rui Costa sobre Trump

Decisão de Moraes proíbe Jair Bolsonaro de falar com ao menos 177 pessoas; veja os nomes

Moraes revoga domiciliar de idosas do 8/1 que descumpriram uso da tornozeleira mais de mil vezes