Brasil

Senadores apresentam projeto alternativo de abuso de autoridade

O projeto substitutivo apresentado nesta quinta vai garantir a liberdade de juízes e procuradores continuarem com as investigações

Senado: entre as novidades do texto, o projeto também tipifica como crime a chamada "carteirada"

Senado: entre as novidades do texto, o projeto também tipifica como crime a chamada "carteirada"

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de dezembro de 2016 às 17h39.

Brasília - Um grupo de senadores apresentou nesta quinta-feira, 1, um projeto alternativo sobre abuso de autoridade.

O texto original está previsto para ser votado na próxima terça-feira, 6, e conta com o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores da nova proposta, este não é o momento para debater o assunto, mas foi preciso reagir, porque o texto que poderá ser aprovado na próxima semana tem o objetivo atrapalhar o avanço das investigações da Operação Lava Jato.

"Por que discutir isso agora, no momento em que o País faz uma ofensiva ao combate da corrupção? Isso é um contrassenso. Não há dúvidas de que o objetivo do projeto é intimidar o trabalho do Ministério Público e da magistratura", disse.

Segundo o senador, o projeto substitutivo apresentado nesta quinta vai garantir a liberdade de juízes e procuradores continuarem com as investigações.

Entre as novidades do texto, o projeto também tipifica como crime a chamada "carteirada", que é quando um agente público usa do cargo ou do poder para conseguir uma vantagem.

O projeto substitutivo foi apresentado no mesmo dia em que o juiz Sérgio Moro, responsável na Lava Jato na primeira instância, participou de um debate no Senado e criticou a proposta.

Para ele, aprovar o projeto sobre abuso de autoridade neste momento poderia passar a impressão, para a sociedade, de que os políticos querem "tolher as investigações".

Acompanhe tudo sobre:Operação Lava JatoSenadoSergio Moro

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026