Brasil

Senador troca denúncia contra Jucá por representação

O senador Telmário Mota (PDT-RR) fez uma substituição da denúncia que apresentou contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) por uma representação de seu partido


	Romero Jucá: Mota tinha apresentado de manhã a denúncia
 (Agência Brasil/Wilson Dias)

Romero Jucá: Mota tinha apresentado de manhã a denúncia (Agência Brasil/Wilson Dias)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2016 às 21h31.

O senador Telmário Mota (PDT-RR) fez uma substituição da denúncia que apresentou hoje (24) contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) por uma representação assinada por seu partido.

Mota tinha apresentado de manhã a denúncia, assinada por ele e pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, mas à tarde apresentou novo documento em que o partido é o signatário.

Mota explicou que a apresentação de denúncia foi um equívoco, uma vez que ela deixa a cargo da presidência do Conselho de Ética a decisão de, depois, encaminhar representação que pode levar à cassação do mandato.

A representação pode ser encaminhada diretamente, pulando essa etapa, por ser apresentada por partido político.

O PDT baseou a representação em fatos noticiados pela imprensa sobre uma conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

A gravação da conversa, recém-divulgada, mostra que Jucá e Machado discutiam formas de tentar frear a “sangria” provocada pela Operação Lava Jato e consideravam que a entrada de Michel Temer interinamente na Presidência da República, associada a um “pacto” com ministros do Supremo Tribunal Federal, poderia ser uma saída.

Ontem (23), Romero Jucá pediu licença do cargo de ministro do Planejamento e prometeu provocar o Ministério Público e o próprio Supremo Tribunal Federal para que avaliem se o diálogo representa a prática de algum crime.

Enquanto isso, Jucá retornou à condição de senador, para, como disse, fazer “o enfrentamento” das denúncias.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosPDTPolítica no BrasilRomero JucáSenado

Mais de Brasil

Esquema de segurança para o G20 no Rio terá sistema antidrone e varredura antibomba

Governo decide que não vai colocar grades no Palácio do Planalto

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado