Brasil

Senador não perde mandato ao mudar de partido, diz ministra

A ministra Luciana Lóssio confirmou em análise realizada no plenário da Corte que senadores que mudam de partido não perdem o mandato


	Plenário do Senado: a ministra Luciana Lóssio, do TSE, confirmou em análise que senadores que mudam de partido não perdem o mandato
 (Arthur Monteiro/Agência Senado)

Plenário do Senado: a ministra Luciana Lóssio, do TSE, confirmou em análise que senadores que mudam de partido não perdem o mandato (Arthur Monteiro/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2015 às 11h09.

Brasília - A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou em análise realizada no plenário da Corte na manhã desta quinta-feira, 25, o entendimento de que senadores que mudam de partido não perdem o mandato.

A análise do TSE respondeu a uma consulta elaborada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) em 2013, mas sinaliza o entendimento no Tribunal que deve ser aplicado no caso da senadora Marta Suplicy (sem partido-SP).

No final de maio, os diretórios nacional e estadual do PT protocolaram uma ação na qual reivindicam o mandato de Marta, que deixou o partido em abril.

Um dia após, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, por unanimidade, em discussão de outro caso, que a regra de fidelidade partidária que prevê perda de mandato do político que muda de partido não se aplica aos casos de eleição para cargos majoritários - caso dos senadores.

Com base no entendimento do Supremo, Luciana Lóssio respondeu à consulta de Maggi declarando que não há perda de mandato para senador por mudança de partido.

A ministra é também relatora do caso da senadora Marta Suplicy na Corte, que ainda não há data prevista para julgamento. A confirmação do entendimento do STF foi aprovada por todos os ministros do TSE, sem mais discussões.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)TSE

Mais de Brasil

Gestão Pochmann quer que sindicato de servidores do Instituto não use mais sigla IBGE no nome

AGU recorre de decisão do TCU que bloqueia verbas do programa Pé de Meia

Investigada no caso Deolane, Esportes da Sorte é autorizada a operar apostas no Brasil

Tempestade atinge Centro-Sul do país em meio à onda de calor nesta quinta-feira; veja previsão