Brasil

Senador boliviano será ouvido pela Justiça Federal

Roger Pinto Molina deverá falar sobre a fuga da Bolívia para o Brasil, em agosto, que contou com a colaboração do diplomata Eduardo Saboia


	Roger Pinto Molina: senador estava asilado há mais de um ano na Embaixada brasileira em La Paz quando fugiu para o Brasil
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Roger Pinto Molina: senador estava asilado há mais de um ano na Embaixada brasileira em La Paz quando fugiu para o Brasil (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 20h10.

Brasília - O senador boliviano Roger Pinto Molina vai ser ouvido nesta semana pela Justiça Federal em Brasília. No depoimento que prestará ao juiz da 4ª. Vara Federal, Molina deverá falar sobre a fuga da Bolívia para o Brasil, em agosto, que contou com a colaboração do diplomata Eduardo Saboia.

A oitiva do senador atende a um pedido do advogado de Saboia. Ophir Cavalcante apresentou uma justificação. Por meio desse instrumento, a defesa tenta garantir a produção de uma prova antes que ela desapareça. No caso de Molina, a medida foi solicitada diante da possibilidade de o político boliviano ser expulso ou enviado para um terceiro país.

Uma comissão de sindicância apura a responsabilidade de Saboia na retirada de Molina da Bolívia. O senador estava asilado há mais de um ano na Embaixada brasileira em La Paz quando fugiu para o Brasil, abrindo uma crise diplomática.

Conforme o advogado Fernando Tibúrcio Peña, que defende Molina, o senador está bem de saúde e vai continuar em Brasília. Ele aguarda uma decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). O Conare resolverá a situação do senador no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDiplomaciaJustiça

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado