Brasil

Senado não quer ativismo político dentro do MP, diz relator sobre Aras

As declarações de Augusto Aras, escolhido por Bolsonaro para assumir a PGR, vêm agradando a senadores, inclusive da oposição

Aras: o relator Eduardo Braga defendeu a indicação de Bolsonaro (Marcos Brandão/Senado Federal/Flickr)

Aras: o relator Eduardo Braga defendeu a indicação de Bolsonaro (Marcos Brandão/Senado Federal/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de setembro de 2019 às 15h58.

Relator da indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu o perfil do escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo e afirmou que os senadores - responsáveis por dar aval ou não ao nome - não querem o que chamam de "ativismo político" no Ministério Público.

O perfil e as declarações de Aras vêm agradando a senadores, inclusive da oposição. Nesta sexta-feira, 13, o subprocurador deve se encontrar com Eduardo Braga no Senado. Além disso, também se reúne com o líder da minoria na Casa, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que diz ter aceitado recebê-lo somente depois das declarações se comprometendo com independência em relação ao presidente Jair Bolsonaro.

"A grande maioria dos senadores é favorável a uma posição que (o procurador) seja rigoroso no combate à corrupção, rigoroso no combate ao crime, mas que não criminalize a política, que não institua um partido político dentro do Ministério Público e muito menos dentro da magistratura", declarou Braga em entrevista coletiva no Senado.

Ontem, o relator afirmou ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que seu parecer será favorável à indicação de Bolsonaro para PGR. Nesta sexta-feira, 13, o senador defendeu um perfil para a Procuradoria que, na área ambiental, combata crimes mas também não coloque entraves para o desenvolvimento econômico. "Meio ambiente não é santuário", disse.

Acompanhe tudo sobre:Augusto ArasMinistério PúblicoPGR - Procuradoria-Geral da RepúblicaSenado

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas