Brasil

Senado fará o possível para aprovar MP dos Portos, diz Renan

Medida precisa ser votada pelos dois plenários do Congresso até a quinta-feira, ou perde a validade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 13h06.

Brasília - O Senado Federal fará "o possível" para votar a Medida Provisória 595, a chamada MP dos Portos, que ainda não teve sua votação concluída na Câmara, afirmou nesta quarta-feira o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A medida, editada pelo governo na tentativa de modernizar o setor e destravar um dos principais gargalos do país, precisa ser votada pelos dois plenários do Congresso até a quinta-feira, ou perde a validade.

"É importante que todos saibam que essa MP é fundamental para o país. E o que for possível fazer para excepcionalizar a tramitação, nós vamos fazer. Mas prudentemente é importante conversar com os líderes partidários", disse Renan a jornalistas.

O presidente acredita que haverá disposição dos líderes partidários no Senado para fechar um acordo e suprimir os prazos normalmente seguidos pela Casa.

"Eu acho que haverá condição sim, do acordo, porque o que está posto à prova é o interesse nacional. Essa MP é muito importante para o país e é fundamental que o Senado mais uma vez dê a sua contribuição", afirmou.

Os deputados aprovaram na terça-feira o texto principal da MP e adentraram a madrugada para analisar as emendas, sem conseguir concluir a votação. Ainda faltam 14 emendas para serem votadas.

A Câmara abriu uma sessão, por volta das 11h desta quarta-feira, para retomar a votação, mas até às 12h26 apenas 215 parlamentares haviam registrado presença no plenário. É necessária a presença de pelo menos 257 deputados para que a votação seja iniciada.

Assim que a votação for concluída pelos deputados, a medida deve ser encaminhada ao Senado, que tem sessão prevista para começar às 14h.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

Atos contra PEC da Blindagem ocorrem em dezenas cidades do país neste domingo

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos