Brasil

Senado elege Viana e Jucá para vice-presidentes

Viana, petista, e Jucá, peemedebista, foram aprovados por 65 votos a 3


	O senador petista Jorge Viana, foi eleito para a vice-presidência do Senado nesta sexta-feira
 (Antônio Cruz/ABr)

O senador petista Jorge Viana, foi eleito para a vice-presidência do Senado nesta sexta-feira (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2013 às 18h41.

Brasília - O Senado elegeu o senador petista Jorge Viana (AC) para a vice-presidência da Casa nesta sexta-feira, e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), no mesmo dia em que também aprovou por ampla maioria de votos o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência.

Por 65 votos a 3, os senadores aprovaram os dois nomes para as vice-presidências.

Viana comandará o segundo posto mais importante do Senado e conduzirá as votações na ausência de Renan. Na ausência de Viana, Jucá será o substituto.

A eleição para os cargos na Mesa obedece ao critério de proporcionalidade, segundo o qual as bancadas indicam nomes para os cargos de acordo com o seu tamanho.

O PMDB, partido com maior número de senadores, indicou Renan para a presidência, assim como o PT, segunda maior bancada, indicou Viana para a primeira vice. A segunda vice ficou a cargo do PMDB.

Os senadores também definiram por meio de voto, nesta sexta-feira, os nomes para algumas das secretarias da Mesa. A primeira secretaria ficou a cargo do tucano Flexa Ribeiro (PA), a segunda, da senadora Ângela Portela (PT-RR), e para a quarta secretaria foi eleito o senador João Vicente Claudino (PTB-PI).

Ainda falta a votação para a terceira secretaria da Mesa, mas não há acordo entre os líderes em relação a qual partido indicará um nome para o cargo.

Mesmo com a regra da proporcionalidade, as indicações dos partidos são submetidas a voto e não há impedimento para a apresentação de candidaturas independentes.

Embora o Senado tenha respeitado a tradição, a proporcionalidade não é obrigatória.

Acompanhe tudo sobre:CongressoMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos