Caminhões levam mudança de ocupantes do Pinheirinho, em São José dos Campos (Daniel Mello/ABr)
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2012 às 19h42.
São Paulo - O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury; o secretário de Habitação de São Paulo, Silvio Torres; e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ivan Sartori, são aguardados na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) na quarta-feira. Eles foram convidados a comparecer à audiência pública destinada a discutir o processo de reintegração de posse da comunidade de Pinheirinho.
Autores dos convites, os senadores Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, e Eduardo Suplicy (PT-SP), querem ouvir ainda outras 11 pessoas, entre elas o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Alvaro Batista Camilo, líderes comunitários e vítimas.
No requerimento, os senadores solicitam ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e outras autoridades que adotem as providências necessárias à proteção da integridade física de todas as vítimas do episódio ouvidas pela Promotoria e de seus familiares.
Na reunião desta segunda-feira, a comissão também aprovou requerimento dos senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Paulo Paim convidando para ouvir os depoimentos dos agricultores José Pereira Gonçalves e Rita Silva sobre os atos de desocupação da Fazenda Sálvia, no Distrito Federal. Os senadores informam que eles estavam entre as famílias vítimas de violência "e do abuso de poder da Polícia Militar do Distrito Federal", na desocupação da área.