Brasil

Senado cria comissão externa para acompanhar crise dos Yanomamis

Parlamentares de Roraima ficarão responsáveis pela comissão externa

Yanomamis: O grupo será composto pelos senadores roraimenses Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Chico Rodrigues (PSB) e Hiran Gonçalves (PP) (Andressa Anholete/Getty Images)

Yanomamis: O grupo será composto pelos senadores roraimenses Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Chico Rodrigues (PSB) e Hiran Gonçalves (PP) (Andressa Anholete/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 8 de fevereiro de 2023 às 18h35.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2023 às 18h38.

O Senado aprovou nesta quarta-feira a criação de uma comissão externa para acompanhar e fiscalizar a crise humanitária dos Yanomamis. O grupo será composto por parlamentares de Roraima, onde fica a reserva dos indígenas.

O acordo para a criação da comissão externa foi selado na terça-feira, quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e com os três senadores do estado.

O grupo será composto pelos senadores roraimenses Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Chico Rodrigues (PSB) e Hiran Gonçalves (PP). Os deputados federais Duda Ramos (MDB), Zé Haroldo (PSD) e Albuquerque (Republicanos) também auxiliarão. Outros dois membros também ainda serão escolhidos pelo Senado.

A crise dos ianomâmis ganhou notoriedade em janeiro e acontece por uma combinação na crise de gestão de saúde com a prática do garimpo ilegal.

Acompanhe tudo sobre:Rodrigo PachecoSenado

Mais de Brasil

Moraes proíbe transmissão de entrevistas de Bolsonaro nas redes sociais

'Tarifaço' de Trump resgata motivação política de Lula e reanima candidatura para eleições de 2026

'Presidente de uma grande potência decidiu brigar com todo mundo', diz Rui Costa sobre Trump

Decisão de Moraes proíbe Jair Bolsonaro de falar com ao menos 177 pessoas; veja os nomes