Brasil

Senado aprova trem-bala e tema vai à sanção presidencial

A Câmara já havia aprovado o texto na semana passada, o tema agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Senado durante votacao de medida provisoria para construcao do trem-bala (Agencia Brasil)

Senado durante votacao de medida provisoria para construcao do trem-bala (Agencia Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2011 às 22h23.

Brasília - O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, por 44 votos contra 17, a medida provisória que autoriza o financiamento de até 20 bilhões de reais do BNDES ao projeto do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Câmara já havia aprovado o texto na semana passada. O tema agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Além do financiamento, a MP também prevê a criação de uma nova estatal federal, a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV), que será sócia dos investidores privados no projeto.

O leilão de concessão do trem-bala, que estava marcado para o dia 29 de abril, foi adiado, na semana passada, para 29 de julho.

Se na Câmara o governo teve apenas de superar as obstruções da oposição para aprovar a MP do trem-bala, no Senado os líderes governistas tiveram de administrar divergências dentro da base aliada.

Na tarde desta quarta-feira, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), se reuniu com a bancada peemedebista para discutir o projeto. Ao sair do encontro, conseguiu acordo para que a "maioria", mas não todos, votassem com o governo. Ao final, houve pouca dissidência: cinco dos 14 senadores do partido que votaram foram contrários à medida.

Os senadores do Nordeste, principalmente, cobraram mais investimentos em logística na região, tendo em vista que o trem-bala custará mais de 30 bilhões de reais. Na reunião, ficou acertado que Jucá levaria ao governo pedido para aumento dos investimentos em rodovias, ferrovias e portos em todo o país.

O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), avisou que o partido vai questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) a aprovação do financiamento para o trem-bala por MP. "Para ser objeto de MP, é preciso que haja urgência e relevância", disse.

Pouco antes de aprovar o mérito da MP, porém, o plenário do Senado validou, por 46 votos a 19, a relevância e urgência do projeto.

Acompanhe tudo sobre:TransportesLegislaçãoTrem-balaFerroviasTrensTransporte públicoCongresso

Mais de Brasil

Anvisa apreende suplementos herbais, whey protein e creatina

Motta encaminha ao Conselho de Ética suspensões de três deputados que participaram de motim

Conselho de Ética instaura processo que pode cassar mandato de Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA

Senado adia votação sobre isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil