Brasil

Senado aprova texto de regulamentação da PEC das domésticas

PEC das Domésticas foi promulgada em 2013 e garantiu vários direitos para a categoria, mas alguns benefícios ainda dependiam da normatização

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2015 às 21h44.

Brasília - O Senado aprovou nesta quarta-feira, 6, o texto base do projeto que regulamenta a emenda à Constituição que consolidou os direitos dos trabalhadores domésticos.

A chamada PEC das Domésticas foi promulgada em 2013 e garantiu vários direitos para a categoria, mas alguns benefícios ainda dependiam da normatização para entrar em vigor.

Há, no entanto, pontos sem consenso, que estão sendo votados separadamente. Foi aprovada na noite de hoje, a criação de uma espécie de fundo no qual será depositado mensalmente 3,2% do salário e que poderá ser sacado caso o trabalhador seja dispensado sem motivo.

A proposta aprovada pelos deputados previa para essa situação o pagamento de uma multa de 40% sobre o saldo do FGTS, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os senadores decidem agora se vão reduzir a contribuição do patrão para o INSS de 12% para 8%. O governo é contra essa proposta.

Acompanhe tudo sobre:Direitos trabalhistasEmpregados domésticosLegislaçãoPEC das domésticasPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações