Brasil

Senado aprova repúdio contra Venezuela presidir Mercosul

"O presidente Nicolás Maduro já deu amplas demonstrações de que não governa democraticamente" registrou a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento


	Venezuela: "o presidente Nicolás Maduro já deu amplas demonstrações de que não governa democraticamente" registrou a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento
 (Reuters)

Venezuela: "o presidente Nicolás Maduro já deu amplas demonstrações de que não governa democraticamente" registrou a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2016 às 15h27.

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira, 7, voto de repúdio diante da possibilidade de transmissão da presidência do Mercosul à Venezuela.

A posição não reflete a concordância de todo o Senado Federal, que ainda deve deliberar sobre a questão em plenário.

"O presidente Nicolás Maduro já deu amplas demonstrações de que não governa democraticamente. Um governo que mantém presos políticos, persegue opositores, desrespeita o legislativo e tutela o poder judiciário não pode presidir o Mercosul", registrou senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento.

Atualmente, a presidência do Mercosul é exercida pelo Uruguai, que deve passá-la este mês para a Venezuela - segundo o sistema de rodízio semestral.

O Paraguai é contra que Caracas assuma a condução do bloco e defende a suspensão da Venezuela com base no Protocolo de Ushuaia, que prevê esta sanção em casos de ruptura da ordem democrática.

Há dois dias, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, José Serra, defendeu que o Mercosul precisa de mais tempo para decidir se a Venezuela pode ou não assumir a condução do bloco.

Para ele, o ideal era esperar até agosto, quando vence o segundo prazo dado à Venezuela para cumprir os requisitos normativos do Mercosul.

Está marcada para a próxima semana uma reunião entre chanceleres do bloco para discutir a situação da Venezuela à luz do protocolo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMercosulPolítica no BrasilSenadoVenezuela

Mais de Brasil

STF tem maioria para rejeitar revisão da vida toda do INSS

Acidente grave com BRT deixa mais de 60 feridos no Rio de janeiro

X cumpre ordem de Moraes e indica ao STF novo representante legal no Brasil

Quando é o próximo debate para prefeito de SP? Veja data, horário e como assistir ao vivo