Brasil

Senado aprova redução de suplentes

Casa aprovou proposta de emenda que reduz o número de suplentes de dois para um e que proíbe a escolha de parentes para esse cargo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 20h30.

O Senado aprovou nesta quarta-feira uma proposta de emenda à Constituição que reduz o número de suplentes de senadores de dois para um e que proíbe a escolha de parentes para esse cargo.

A proposta, aprovada em dois turnos graças a um acordo de líderes partidários, segundo a Agência Senado, havia sido rejeitada na terça, mas foi retomada nesta quarta e, dessa vez, teve apoio significativo dos parlamentares.

A proposta, relatada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), teve 64 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção no primeiro turno. Na segunda rodada de votação, teve 60 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. A proposta tem agora de ser analisada pela Câmara dos Deputados.

A votação da PEC que reduz o número de suplentes é mais uma resposta do Congresso Nacional à onda de manifestações apartidárias que tomou conta do país no mês passado, reclamando por melhoria de serviços públicos e contra privilégios dados aos políticos.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPolítica no BrasilReforma políticaSenado

Mais de Brasil

INSS recebe 1,84 milhão de pedidos de devolução de descontos em uma semana

Marina Silva diz ter 'total discordância' com propostas que flexibilizam regras ambientais

Senador petista diz que 'não cogita' retirar apoio à CPI do INSS: 'Consciência muito tranquila'

Alcolumbre confirma sessão do Congresso e leitura de requerimento para instalação da CPI do INSS