Brasil

Senado aprova PL que obriga motorista bêbado a ressarcir o SUS

A proposta, agora, deve seguir para a Câmara dos Deputados

Ressarcimento não se aplica aos gastos com o tratamento do próprio causador do acidente ou de seus dependentes econômicos (aaron007/Thinkstock)

Ressarcimento não se aplica aos gastos com o tratamento do próprio causador do acidente ou de seus dependentes econômicos (aaron007/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de abril de 2021 às 21h53.

O Senado aprovou, em votação simbólica, projeto de lei que obriga motoristas que, sob influência de álcool ou outra substância psicoativa, cometerem crimes de lesão corporal ou homicídio a ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) pelo tratamento das vítimas. A proposta vai à Câmara dos Deputados.

    Relator, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou um substitutivo ao texto segundo o qual o ressarcimento não se aplica aos gastos com o tratamento do próprio causador do acidente ou de seus dependentes econômicos.

    Também ficaram como exceções os casos em que a embriaguez ou o entorpecimento não forem culposos ou dolosos e nas hipóteses de embriaguez ou entorpecimento patológicos, "devidamente classificados como tal pelos critérios adotados pelas entidades de saúde".

    Acompanhe tudo sobre:Carrosbebidas-alcoolicas

    Mais de Brasil

    'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

    Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

    Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

    Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha