Brasil

Senado aprova nova Lei de Arbitragem

Lei aprovada amplia o uso desse tipo de mecanismo para dissolução dos conflitos judiciais, a fim de evitar que processos se prolonguem demais na Justiça


	Plenário do Senado: projeto prevê mais possibilidades para arbitragem ser acionada a fim de evitar que os processos se prolonguem na Justiça
 (Arthur Monteiro/Agência Senado)

Plenário do Senado: projeto prevê mais possibilidades para arbitragem ser acionada a fim de evitar que os processos se prolonguem na Justiça (Arthur Monteiro/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2015 às 21h51.

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (5) o projeto da Lei da Arbitragem, que amplia o uso desse tipo de mecanismo para dissolução dos conflitos judiciais.

Os senadores rejeitaram as mudanças feitas pela Câmara e retomaram o texto original do Senado, que é oriundo de proposta de uma comissão de juristas que foi convocada para tratar do assunto.

De maneira geral, o projeto prevê mais possibilidades em que a arbitragem poderá ser acionada para tentar um acordo entre as partes e evitar que os processos se prolonguem indefinidamente na Justiça.

A Câmara tinha aprovado emenda para estabelecer que fosse criada uma regulamentação para os casos em que a arbitragem fosse utilizada em contratos públicos e que ela fosse prevista nos editais da administração.

Os senadores, no entanto, retiraram a mudança e retomaram o texto original, sem essa exigência. A rejeição da emenda da Câmara foi defendida pelo presidente da comissão de juristas que formulou o anteprojeto, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luís Felipe Salomão.

Os senadores também aprovaram emendas de redação para alterar a ementa do projeto que estava mal formulada. Assim, a matéria seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno DilmaJustiçaMinistério da Justiça e Segurança PúblicaPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso