Brasil

Senado aprova moção de repúdio a Filipe Martins

Senadores também aprovaram um convite para ouvir o novo chanceler, Luiz Fernando Serra, em uma sessão da Casa

O voto de repúdio foi feito após o assessor de Bolsonaro fazer um gesto associado a supremacistas brancos (Adriano Machado/Reuters)

O voto de repúdio foi feito após o assessor de Bolsonaro fazer um gesto associado a supremacistas brancos (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de abril de 2021 às 08h08.

Última atualização em 1 de abril de 2021 às 08h15.

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 31, uma moção de repúdio ao assessor especial para Assuntos Internacionais do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins. Na semana passada, Martins fez um gesto considerado ofensivo quando o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, participava de uma audiência no Senado. Também nesta quarta, os senadores aprovaram um convite para ouvir o novo chanceler, Luiz Fernando Serra, em uma sessão da Casa.

O voto de repúdio foi feito após o assessor de Bolsonaro formar um círculo com o polegar unido ao indicador, deixando os outros três dedos esticados. O vídeo viralizou nas redes sociais e causou críticas. Senadores associaram a atitude ao símbolo de supremacistas brancos, já que o gesto representaria as letras WP ("White Power"). Outros classificaram o gesto como obsceno. Martins negou as duas versões e disse que estava apenas ajeitando o paletó. A Polícia Legislativa do Senado foi acionada para investigar o ato.

No início da semana, Araújo entregou o cargo após atacar a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu (PP-TO). O Senado quer ouvir agora o novo chanceler sobre a política externa brasileira. Formalmente, o requerimento aprovado na sessão desta quarta é para realização de uma sessão de debates destinada a debater o Mercosul. Os senadores, porém, querem questionar Luiz Fernando Serra sobre a inclinação ideológica do Brasil na política externa brasileira sob o comando do presidente Jair Bolsonaro.

Acompanhe tudo sobre:SenadoMinistério das Relações ExterioresErnesto Araújo

Mais de Brasil

Em derrota do governo, Câmara aprova retirada de pauta da MP 1303

Partidos do Centrão decidem se posicionar em bloco para rejeitar MP alternativa ao IOF

Governo conclui criação de CEPs para todas as favelas do Brasil

Governo exonera ministros do Centrão para votarem a favor da MP alternativa ao IOF