Brasil

Senado aprova emendas sobre irrigação e transporte

O plenário do Senado aprovou duas propostas de emenda à Constituição que tratam de irrigação e transporte


	Plenário do Senado: outra PEC votada hoje foi aprovada apenas em primeiro turno e trata de incluir na Constituição o transporte público como direito social
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Plenário do Senado: outra PEC votada hoje foi aprovada apenas em primeiro turno e trata de incluir na Constituição o transporte público como direito social (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 22h47.

O plenário do Senado aprovou na sessão de hoje (18) duas propostas de emenda à Constituição (PEC), que tratam de irrigação e transporte.

A primeira PEC aprovada amplia até 2028 o prazo em que a União deverá destinar às Regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos destinados à irrigação e fazia parte da pauta sugerida pela comissão especial que analisou a reforma do pacto federativo.

Esta PEC foi relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA).

“É uma matéria que serve como exemplo de pauta orientadora daquilo que hoje estamos trabalhando, como a chamada Agenda Brasil.A PEC é uma proposta que aponta caminho da saída para o Brasil e, concretamente, para reestimular a nossa economia na ponta”, disse Pinheiro, durante o encaminhamento da votação.

Segundo o texto aprovado, 20% dos recursos destinados à irrigação deverão ser aplicados na Região Centro-Oeste e 50% na Região Nordeste, preferencialmente no semiárido. A emenda constitucional foi aprovada em segundo turno e segue para promulgação.

A outra PEC votada hoje foi aprovada apenas em primeiro turno e trata de incluir na Constituição o transporte público como direito social.

O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB) lembrou que, na mesma semana em que o Senado vota esta matéria, os senadores correm o risco de aprovar o projeto que reonera vários setores da economia, entre eles o de transportes.

“É uma incoerência”, considerou o líder, lembrando que o aumento de impostos será repassado para o preço das passagens.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPolítica no BrasilSenadoTransporte público

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026