Brasil

Senado aprova emendas sobre irrigação e transporte

O plenário do Senado aprovou duas propostas de emenda à Constituição que tratam de irrigação e transporte


	Plenário do Senado: outra PEC votada hoje foi aprovada apenas em primeiro turno e trata de incluir na Constituição o transporte público como direito social
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Plenário do Senado: outra PEC votada hoje foi aprovada apenas em primeiro turno e trata de incluir na Constituição o transporte público como direito social (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 22h47.

O plenário do Senado aprovou na sessão de hoje (18) duas propostas de emenda à Constituição (PEC), que tratam de irrigação e transporte.

A primeira PEC aprovada amplia até 2028 o prazo em que a União deverá destinar às Regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos destinados à irrigação e fazia parte da pauta sugerida pela comissão especial que analisou a reforma do pacto federativo.

Esta PEC foi relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA).

“É uma matéria que serve como exemplo de pauta orientadora daquilo que hoje estamos trabalhando, como a chamada Agenda Brasil.A PEC é uma proposta que aponta caminho da saída para o Brasil e, concretamente, para reestimular a nossa economia na ponta”, disse Pinheiro, durante o encaminhamento da votação.

Segundo o texto aprovado, 20% dos recursos destinados à irrigação deverão ser aplicados na Região Centro-Oeste e 50% na Região Nordeste, preferencialmente no semiárido. A emenda constitucional foi aprovada em segundo turno e segue para promulgação.

A outra PEC votada hoje foi aprovada apenas em primeiro turno e trata de incluir na Constituição o transporte público como direito social.

O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB) lembrou que, na mesma semana em que o Senado vota esta matéria, os senadores correm o risco de aprovar o projeto que reonera vários setores da economia, entre eles o de transportes.

“É uma incoerência”, considerou o líder, lembrando que o aumento de impostos será repassado para o preço das passagens.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPolítica no BrasilSenadoTransporte público

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua