Brasil

Sem máscara, Bolsonaro abraçou ministros em evento no fim de semana

Nesta segunda-feira, o presidente disse em entrevista que está com sintomas de Covid-19 e fez novo teste para a doença

Jair Bolsonaro: nesta segunda-feira o presidente não teve agenda pública (Adriano Machado/Reuters)

Jair Bolsonaro: nesta segunda-feira o presidente não teve agenda pública (Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 6 de julho de 2020 às 22h04.

O presidente Jair Bolsonaro esteve com ministros e outras pessoas em um almoço neste sábado, quando distribuiu abraços e não usou máscara de proteção. Nesta segunda-feira, o presidente disse em entrevista que está com sintomas de Covid-19 e fez novo teste para a doença. O resultado ainda não está pronto.

No sábado, quando se comemorou a independência dos Estado Unidos, Bolsonaro, assessores e ministros foram a um almoço na casa do embaixador americano no Brasil, Todd Chapman. O presidente divulgou em uma rede social foto do evento.

Além de Chapman e Bolsonaro, apareceram na foto lado a lado outras seis pessoas, todas sem máscara: Lorenzo Harris, adido de Defesa dos EUA; general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo; general Fernando Azevedo (Defesa); Ernesto Araújo (Relações Exteriores); general Walter Braga Netto (Casa Civil) e o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro.

Em outra foto, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, também aparece no grupo, sem máscara. Na imagem, todos se abraçam. Antes do almoço, o presidente sobrevoou de helicóptero áreas afetadas por um ciclone em Santa Catarina

Após o voo, o presidente defendeu, em entrevista, o uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus. O mandatário disse que a droga era a "única prevenção no momento", enquanto a vacina não está disponível, e fez um apelo para que os médicos passem a adotar o protocolo do Ministério da Saúde que ampliou a recomendação de medicamentos à base de cloroquina para pacientes em estágios iniciais da doença.

Na última quinta-feira, na live semanal, o presidente tossiu várias vezes. A tosse é um dos sintomas do novo coronavírus.

Na sexta-feira passada, participou de um jantar com empresários, entre eles o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Nas imagens divulgadas, nem o presidente nem os convidados aparecem de máscaras.

Nesta segunda-feira o presidente não teve agenda pública. Um evento ocorreu no Palácio do Planalto sem a sua presença, o que não é usual. A agenda do presidente aponta que ele participou de ao menos seis reuniões com autoridades do governo. Seu último compromisso no fim da tarde foi com o secretário especial de Cultura, Mario Frias.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroBrasil

Mais de Brasil

Opinião: Pacto pela primeira infância: investir em creches é construir o futuro do Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news