Brasil

Selfie durante Enem levará à reprovação, alerta MEC

De acordo com o ministro Henrique Paim, na edição de 2013 do Enem houve 47 eliminações de alunos por conta do uso de aparelho celular.


	Enem: número de inscritos nesta edição do Enem é de 8.721.946 pessoas
 (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

Enem: número de inscritos nesta edição do Enem é de 8.721.946 pessoas (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 15h41.

Brasília - Um dia antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Henrique Paim, alertou nesta sexta-feira, 07, que estudantes que eventualmente burlarem as regras previstas no edital e tirarem "selfies" durante a aplicação da prova serão automaticamente excluídos da avaliação.

Conforme previsto no edital do Enem, os telefones celulares dos alunos e outros equipamentos eletrônicos deverão ser guardados em uma embalagem porta-objetos entregue pelo aplicador na porta da sala de prova.

Os aparelhos serão recolhidos e deverão ser mantidos desligados.

"O celular terá de ser guardado, ninguém terá acesso ao celular. Ele (o estudante que fizer 'selfie') será excluído. Ele não pode usar o celular dentro da sala de aplicação, isso é muito claro", disse Paim.

"Vamos ter rigor. O mesmo processo que fizemos de controle no ano passado vamos fazer nesse ano, com mais rigor ainda", ressaltou o ministro.

"O fiscal tem o poder e a prerrogativa de a qualquer momento abordar as pessoas, caso verifique algum tipo de problema."

De acordo com o ministro, na edição de 2013 do Enem houve 47 eliminações de alunos por conta do uso de aparelho celular.

O custo médio do Enem por aluno será de R$ 52 nesta edição, informou o ministro.

Para diminuir a abstenção no exame, o ministro ressaltou que os alunos que faltaram às edições anteriores e se inscreveram novamente neste ano foram alertados da necessidade da presença desta vez, por e-mail e SMS.

Inscritos

O número de inscritos nesta edição do Enem é de 8.721.946 pessoas, das quais 93.843 solicitaram atendimentos específicos, como gestantes (9.258), lactantes (13.870), idosos (1.306) e sabatistas (69.392).

O Enem vai mobilizar um contingente de 916.617 pessoas, que atuarão nos 1.752 municípios onde a prova será aplicada.

Ao todo, são 17.367 locais de aplicação e 242.948 salas de aplicação.

As provas serão aplicadas neste sábado, 8, e no domingo, 9, às 13h (horário oficial de Brasília).

Os portões serão abertos às 12h, também conforme o horário de Brasília.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEducação no BrasilEnemEnsino médioEnsino superiorIndústria eletroeletrônicaMEC – Ministério da EducaçãoVestibulares

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso