Brasil

Segurança reforçada, shows e food trucks: veja os preparativos para a posse de Lula

Segurança será reforçada em Brasília para a cerimônia, que contará com shows até a madrugada e barracas de comida e bebida

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 06h00.

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, já começou a ser preparada para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro. Os palcos do festival de música estão sendo montados, o acesso ao Congresso Nacional foi limitado e as autoridades policiais informaram o plano de segurança para receber os eleitores.

O Festival do Futuro, festa em comemoração à chegada do petista para um terceiro mandato como presidente da República, começa às 10h. O evento tem sido organizado pela futura primeira-dama, Janja Lula da Silva, e contará com apresentações de mais de 40 artistas que apoiaram Lula durante a campanha.

Os shows devem se estender até a madrugada do dia 2 de janeiro. Também haverá uma feira gastronômica montada no gramado central da Esplanada, com cadeiras e mesas para 6 mil pessoas, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas, além de dez food trucks. O horário limite para acessar a praça será 12h30.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) elaborou um protocolo de operações para garantir a segurança das milhares de pessoas que devem passar pela Esplanada ao longo do dia, para as apresentações ou para ver a entrega da faixa presidencial no Palácio do Planalto.

LEIA TAMBÉM: Posse de Lula 2023: festa terá show de Pabllo Vittar, Duda Beat e mais; veja lista e horários

Toda a estrutura montada fica na Esplanada dos Ministérios e o acesso é gratuito. Mas para entrar no perímetro demarcado é preciso passar por barreiras de segurança. A Polícia Militar do DF fará revistas pessoais em todos que chegarem ao local e controlará a entrada à Praça dos Três Poderes, para que o público não ultrapasse 30 mil pessoas.

As principais vias da Esplanada serão bloqueadas e toda a região central de Brasília terá policiamento reforçado pela PMDF. Além disso, a Polícia Civil colocará tropas de choque, cavalaria e operações aéreas à disposição, e os prédios públicos, como ministérios, terão segurança própria.

Também haverá reforço policial em regiões com muita circulação de pessoas, como as estações do metrô, a rodoviária do Plano Piloto e o Aeroporto Internacional de Brasília. A Força Nacional apoiará a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas atividades de escoltas da Operação Posse Presidencial 2023.

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse é divida em duas partes. Uma, que é a assinatura do termo de posse, ocorre no Congresso Nacional, e a outra é realizada no Palácio do Planalto. A primeira etapa está prevista para começar às 13h45 quando os chefes de Estado e de governo começam a chegar no Senado Federal. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin passam primeiro na Catedral Metropolitana de Brasília antes de seguirem para o Congresso.

A sessão solene de posse presidencial tem início às 15 horas. Então é feita a leitura do termo de posse do presidente, do vice e a assinatura. Lula fará um discurso, que será seguido do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Às 16h20, Lula, então novo presidente do Brasil, segue para o Palácio do Planalto.

    Confira a lista de shows e horários

    • 10h - Cortejo de Manifestações Populares
    • 11h - (Palco Elza Soares) – Espetáculo Brasília de Todos os Ritmos;
    • 12h30 - (Palco Gal Costa) – Kleber Lucas e convidados;
    • 15h50 - (Palco Gal) – Juliano Maderada e banda;
    • 18h30 - (Palco Elza) – “Futuro Ancestral” com Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael e convidados;
    • 19h40 - (Palco Gal) – “Outra Vez Cantar” com Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Flor Gil, Johnny Hooker, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e convidados;
    • 20h55 - (Palco Elza) – “Amanhã Vai Ser Outro Dia” com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e convidados;
    • 22h50 - (Palco Gal) – Baianasystem convida: Margareth Menezes;
    • 00h10 - (Palco Elza) – Gaby Amarantos, Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo;
    • 01h10 - (Palco Gal) – Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra;
    • 02h10 - (Palco Gal) – Pabllo Vittar Convida: Lukinhas e Urias;
    • 03h10 - (Palco Elza) – Valesca Popozuda Convida: Mc Marks e convidados.

    Programação da cerimônia de posse

    • 13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de estado e de governo. Anexo 1 do Senado Federal.
    • 13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
    • 14h20 às 14h30 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
    • 14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
    • 14h40 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
    • 15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; encerramento da Sessão Solene.
    • 15h50 - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
    • 16h - Saída do presidente e do vice-presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
    • 16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.
    • 16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.
    Acompanhe tudo sobre:BrasíliaGoverno LulaLuiz Inácio Lula da Silva

    Mais de Brasil

    Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP

    Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

    Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

    Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”