Brasil

Segurança reforçada, shows e food trucks: veja os preparativos para a posse de Lula

Segurança será reforçada em Brasília para a cerimônia, que contará com shows até a madrugada e barracas de comida e bebida

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 06h00.

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, já começou a ser preparada para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro. Os palcos do festival de música estão sendo montados, o acesso ao Congresso Nacional foi limitado e as autoridades policiais informaram o plano de segurança para receber os eleitores.

O Festival do Futuro, festa em comemoração à chegada do petista para um terceiro mandato como presidente da República, começa às 10h. O evento tem sido organizado pela futura primeira-dama, Janja Lula da Silva, e contará com apresentações de mais de 40 artistas que apoiaram Lula durante a campanha.

Os shows devem se estender até a madrugada do dia 2 de janeiro. Também haverá uma feira gastronômica montada no gramado central da Esplanada, com cadeiras e mesas para 6 mil pessoas, 40 stands de alimentação e 15 de bebidas, além de dez food trucks. O horário limite para acessar a praça será 12h30.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) elaborou um protocolo de operações para garantir a segurança das milhares de pessoas que devem passar pela Esplanada ao longo do dia, para as apresentações ou para ver a entrega da faixa presidencial no Palácio do Planalto.

LEIA TAMBÉM: Posse de Lula 2023: festa terá show de Pabllo Vittar, Duda Beat e mais; veja lista e horários

Toda a estrutura montada fica na Esplanada dos Ministérios e o acesso é gratuito. Mas para entrar no perímetro demarcado é preciso passar por barreiras de segurança. A Polícia Militar do DF fará revistas pessoais em todos que chegarem ao local e controlará a entrada à Praça dos Três Poderes, para que o público não ultrapasse 30 mil pessoas.

As principais vias da Esplanada serão bloqueadas e toda a região central de Brasília terá policiamento reforçado pela PMDF. Além disso, a Polícia Civil colocará tropas de choque, cavalaria e operações aéreas à disposição, e os prédios públicos, como ministérios, terão segurança própria.

Também haverá reforço policial em regiões com muita circulação de pessoas, como as estações do metrô, a rodoviária do Plano Piloto e o Aeroporto Internacional de Brasília. A Força Nacional apoiará a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas atividades de escoltas da Operação Posse Presidencial 2023.

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse é divida em duas partes. Uma, que é a assinatura do termo de posse, ocorre no Congresso Nacional, e a outra é realizada no Palácio do Planalto. A primeira etapa está prevista para começar às 13h45 quando os chefes de Estado e de governo começam a chegar no Senado Federal. Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin passam primeiro na Catedral Metropolitana de Brasília antes de seguirem para o Congresso.

A sessão solene de posse presidencial tem início às 15 horas. Então é feita a leitura do termo de posse do presidente, do vice e a assinatura. Lula fará um discurso, que será seguido do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Às 16h20, Lula, então novo presidente do Brasil, segue para o Palácio do Planalto.

    Confira a lista de shows e horários

    • 10h - Cortejo de Manifestações Populares
    • 11h - (Palco Elza Soares) – Espetáculo Brasília de Todos os Ritmos;
    • 12h30 - (Palco Gal Costa) – Kleber Lucas e convidados;
    • 15h50 - (Palco Gal) – Juliano Maderada e banda;
    • 18h30 - (Palco Elza) – “Futuro Ancestral” com Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael e convidados;
    • 19h40 - (Palco Gal) – “Outra Vez Cantar” com Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Flor Gil, Johnny Hooker, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e convidados;
    • 20h55 - (Palco Elza) – “Amanhã Vai Ser Outro Dia” com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e convidados;
    • 22h50 - (Palco Gal) – Baianasystem convida: Margareth Menezes;
    • 00h10 - (Palco Elza) – Gaby Amarantos, Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo;
    • 01h10 - (Palco Gal) – Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra;
    • 02h10 - (Palco Gal) – Pabllo Vittar Convida: Lukinhas e Urias;
    • 03h10 - (Palco Elza) – Valesca Popozuda Convida: Mc Marks e convidados.

    Programação da cerimônia de posse

    • 13h45 às 14h30 - Chegada dos chefes de estado e de governo. Anexo 1 do Senado Federal.
    • 13h30 às 14h30 - Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
    • 14h20 às 14h30 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
    • 14h30 - Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
    • 14h40 - Chegada do presidente e do vice-presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
    • 15h - Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; execução do hino nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente da República; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; encerramento da Sessão Solene.
    • 15h50 - Deslocamento do presidente e do vice-presidente da república para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
    • 16h - Saída do presidente e do vice-presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
    • 16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares.
    • 16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente da República para o Palácio do Planalto.
    Acompanhe tudo sobre:BrasíliaGoverno LulaLuiz Inácio Lula da Silva

    Mais de Brasil

    Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

    STF forma maioria para manter prisão de Robinho

    Reforma Tributária: pedido de benefícios é normal, mas PEC vetou novos setores, diz Eurico Santi