Brasil

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%


	O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton; na população de 15 e 16 anos, chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta
 (FERNANDO MORAES / Veja São Paulo)

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton; na população de 15 e 16 anos, chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta (FERNANDO MORAES / Veja São Paulo)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 12h37.

Rio de Janeiro - O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, divulgou hoje (22) o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%).

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos.

A chegada ao mercado de trabalho é apontada como uma das causas para o abandono da atividade física. Segundo a pesquisa, 69,8% das pessoas que abandonam a prática de esportes ou atividades físicas afirmam que a falta de tempo para conciliar com o trabalho e os estudos foi a causa.

Acompanhe tudo sobre:EsportesExercícios FísicosSaúde e boa forma

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP