Brasil

Secretário-geral da OEA felicita Dilma por vitória

José Miguel Insulza destacou o "caráter exemplar" do pleito realizado no Brasil


	Apoiadores de Dilma Rousseff (PT) comemoram o resultado das eleições no Rio de Janeiro
 (REUTERS/Pilar Olivares)

Apoiadores de Dilma Rousseff (PT) comemoram o resultado das eleições no Rio de Janeiro (REUTERS/Pilar Olivares)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 21h54.

Washington - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, felicitou a presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira por sua reeleição e destacou o "caráter exemplar" do pleito.

Em comunicado divulgado em Washington, Insulza manifestou grande satisfação "pelo desenlace de uma campanha política intensa, que transcorreu sem incidentes e entregou muito cedo resultados aceitos por todos, mostrando assim a maturidade do povo do Brasil, de suas forças políticas e suas instituições".

Dilma venceu neste domingo o segundo turno das eleições presidenciais com 51,64% dos votos válidos, contra 48,36% do candidato do PSDB, Aécio Neves.

O máximo representante da OEA, que desejou "o melhor" à governante, ressaltou "a alta participação de eleitores, a tranquilidade do pleito e o civismo de todos os setores participantes do segundo turno deste domingo".

Além disso, Insulza insistiu que, "tratando-se de uma das maiores democracias do mundo", é uma conquista que deve orgulhar os países latino-americanos, "já que mostra a solidez atingida pelos valores democráticos" no continente.

Além disso, o secretário-geral da OEA aplaudiu as palavras de Dilma em seu discurso de vitória, no qual pediu a união de todos os brasileiros.

"Com isso, a presidente expressa o ânimo genuíno de seu governo de superar as diferenças que se dão em todos os processos eleitorais, e sua intenção de passar à etapa seguinte, que é a de governar com todos em busca do desenvolvimento sustentável e da superação da pobreza", concluiu Insulza.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilDiplomaciaEleiçõesEleições 2014OEA

Mais de Brasil

Fuvest abre inscrições para vestibular 2026 com 8 mil vagas; veja cronograma

'Não existe possibilidade de recuar um milímetro', diz Alexandre de Moraes ao Washington Post

Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede

Federação critica lei que desobriga Petrobras de operar todo o pré-sal