Brasil

Secretário do Verde volta a defender inspeção veicular

O novo presidente da Câmara Municipal, José Américo, disse que o projeto sobre inspeção veicular deverá ser o primeiro grande assunto a ser debatido pela Casa


	Escapamento: "Sou radicalmente favorável à inspeção, até ampliada para questões de segurança", afirma o vereador Ricardo Teixeira (PV)
 (AFP/Getty Images/David McNew)

Escapamento: "Sou radicalmente favorável à inspeção, até ampliada para questões de segurança", afirma o vereador Ricardo Teixeira (PV) (AFP/Getty Images/David McNew)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2013 às 13h46.

São Paulo - Durante a cerimônia de posse na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Ricardo Teixeira (PV), que assume nesta quarta-feira a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, voltou a defender a inspeção veicular.

Na última segunda-feira (31), ele havia afirmado que se recusaria a assumir a pasta, caso o exame não ocorra anualmente. O Diário Oficial da Cidade publica nesta quarta as nomeações dos secretários e subprefeitos.

"Sou radicalmente favorável à inspeção, até ampliada para questões de segurança", afirma o vereador. Ele promete conversar com o prefeito Fernando Haddad (PT) para convencê-lo da importância da inspeção veicular.

"O prefeito ainda não disse que não vai ser anual. Vamos conversar com os técnicos e definir como será o projeto." Há três dias, porém, o secretário de Governo, Antonio Donato, declarou que a inspeção veicular deve ser a cada dois anos e só para veículos com cinco anos ou mais.

Já o novo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (PT), disse que o projeto sobre inspeção veicular deverá ser o primeiro grande assunto a ser debatido pela Casa neste ano.

Ele contou que neste mês vai procurar Haddad para tomar conhecimento da proposta do Executivo e colocar o assunto na pauta logo após o recesso parlamentar.

"A partir de 1.º de fevereiro vamos nos debruçar sobre esse projeto", frisou Américo. "E eu creio que temos maioria na Casa para aprovar este projeto."


Mas a proposta deve encontrar resistência na oposição. A ideia de que apenas veículos com mais de cinco anos passem pela inspeção a cada dois anos é criticada pelo vereador Andrea Matarazzo (PSDB).

"Essa medida praticamente elimina a inspeção. Defendemos aquilo que foi assumido na campanha, que é manter a inspeção veicular sem a cobrança da taxa", afirmou. Já o líder da bancada do PSDB, Floriano Pesaro, preferiu um discurso de cautela. "Inicialmente, somos contra, mas vamos estudar a proposta."

Para o vereador Gilberto Natalini (PV), a flexibilização da inspeção veicular é um "erro gravíssimo" por causa da poluição que os carros provocam. "O Haddad prometeu a isenção da taxa, mas, quando viu o custo disso, percebeu que a Prefeitura não teria dinheiro e aí decidiu flexibilizar a inspeção." 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscidades-brasileirasMetrópoles globaisPoluiçãosao-pauloVeículos

Mais de Brasil

Brasil exige que TikTok tome medidas para proteger dados de menores e avalia sanções

Exclusivo: governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o entrevistado da EXAME desta terça

Quais são os 5 maiores estados produtores de petróleo no Brasil

Consórcio liderado pela Agrimat vence leilão do Lote Leste de PPP de escolas em SP