Brasil

Secretário de transportes quer modernização de licitações

Segundo Jurandir Fernandes, a legislação é de 1993, anterior à expansão da internet, e seus prazos são ultrapassados


	Transporte: secretário defendeu punições para quem usa lei para obter vantagens próprias
 (Marcos Santos/Agência USP)

Transporte: secretário defendeu punições para quem usa lei para obter vantagens próprias (Marcos Santos/Agência USP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 12h09.

São Paulo - O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou nesta terça-feira, 05, durante o Fórum Estadão sobre infraestrutura, que é preciso reformular a Lei de Licitações brasileira.

Segundo ele, a legislação é de 1993, anterior à expansão da internet, e seus prazos são ultrapassados. "Isso é da pré-história. Na era da internet nós deveríamos trabalhar com prazos de horas, não dias", comentou.

Ele também defendeu a introdução de elementos punitivos para quem usa a lei para obter vantagens próprias, afirmando que atualmente existe uma "indústria de recursos" contra as licitações.

"A legislação ambiental é importantíssima, é fundamental que seja cumprida, mas são três licenças: prévia, de instalação e de operação. Se não houver um bom preparo, não se completa uma obra", afirmou.

O secretário defendeu que o investimento em infraestrutura tem dois aspectos fundamentais: o planejamento de médio e longo prazo e o financiamento.

"Se não há dinheiro para um projeto, quer dizer que esse plano não é bom. O projeto precisa ser adaptado às condições econômicas e financeiras", disse

. Fernandes salientou que é preciso equipar e agilizar os órgãos de fiscalização e trabalhar na formação de profissionais capazes de lidar com as idiossincrasias brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasInfraestruturaLicitaçõesMetrópoles globaisSão Paulo capitalTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular