Brasil

Secretário de Educação do Paraná pede demissão após protesto

De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a professora Ana Seres Trento Comim substituirá Xavier no cargo


	Protestos de professores: a manifestação é contra projeto de lei que alterou o fundo previdenciário dos servidores públicos estaduais, sancionado pelo governador do Paraná, Beto Richa
 (Joka Madruga /APP Sindicato)

Protestos de professores: a manifestação é contra projeto de lei que alterou o fundo previdenciário dos servidores públicos estaduais, sancionado pelo governador do Paraná, Beto Richa (Joka Madruga /APP Sindicato)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2015 às 15h03.

Brasília - O secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier, pediu hoje (6) demissão do cargo. O pedido foi formalizado uma semana após a ação da Polícia Militar (PM) durante protesto dos professores da rede estadual de ensino em Curitiba, resultando em mais de 200 feridos.

A manifestação dos professores é contra projeto de lei que alterou o fundo previdenciário dos servidores públicos estaduais. Desde o dia 25 de abril, os professores estaduais estão em greve. A principal reivindicação da categoria é a revogação do projeto, aprovado na quarta-feira (29) e sancionado no dia seguinte pelo governador Beto Richa (PSDB).

Ontem (5), os professores realizaram assembleia e, por unanimidade, decidiram pela manutenção da greve. Eles também reinvindicam reajuste de 13,1% retroativo à data-base, realização de concurso público e melhores condições de trabalho.

Antes da assembleia, eles realizaram um ato de repúdio à repressão policial, reunindo, segundo os organizadores, 15 mil pessoas. A PM estimou em 10 mil o número de manifestantes.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a professora Ana Seres Trento Comim substituirá Xavier no cargo. Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ela ocupava o cargo de superintendente da Secretaria de Educação.

Acompanhe tudo sobre:DemissõesDesempregoEducaçãogestao-de-negociosParanáPolítica no BrasilProtestos

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto