Brasil

Secretário de Alckmin liga demissão a ‘embate político’

Alckmin deve ter como adversário na campanha à reeleição o hoje ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do PT


	Giovanni Guido Serri: "vemos agora um cenário político, um embate político muito importante, e eu não sou político, eu sou técnico, não tenho filiação partidária", disse
 (Divulgação)

Giovanni Guido Serri: "vemos agora um cenário político, um embate político muito importante, e eu não sou político, eu sou técnico, não tenho filiação partidária", disse (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 11h08.

São Paulo - O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, reconheceu ontem, 19, que o atual cenário de "embate político" influenciou sua saída da pasta, marcada para o início de setembro. Em 2014, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ter como adversário na campanha à reeleição o hoje ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do PT.

"A missão da saúde é uma missão difícil, é como uma corrida de obstáculos. Chega um momento em que você tem de passar o bastão para outro secretário que vem com ideias novas, energia renovada", afirmou Cerri. "Vemos agora um cenário político, um embate político muito importante, e eu não sou político, eu sou técnico, não tenho filiação partidária."

O secretário pediu demissão da Secretaria de Saúde na semana passada. Quem assumirá o cargo é o infectologista David Uip, mais habituado aos debates públicos e considerado de perfil mais combativo, qualidade fundamental para o enfrentamento com Padilha em temas como o programa Mais Médicos, do governo federal. Uip vai tomar posse no dia 5 de setembro, quando pretende anunciar seus planos para a pasta.

Cerri relacionou o cenário político à mudança na secretaria ao lançar o programa S4SP (Saúde para São Paulo), que prevê a criação de um prontuário eletrônico unificado dos pacientes que usam o SUS, como antecipou ontem a reportagem. No evento, Alckmin agradeceu ao secretário, citando programas lançados na sua gestão, como a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e o programa que proíbe o consumo de álcool por adolescentes em bares e restaurantes de todo o Estado.

"Eu queria agradecer ao professor Giovanni Guido Cerri pelo excelente trabalho na secretaria", discursou Alckmin. "E o professor David Uip tem uma história ligada à saúde pública, é o diretor de um dos mais respeitados hospitais de moléculas infectocontagiosas (o Emílio Ribas) e vai dar sequência a esse trabalho e trazer novos avanços e benefícios para a população."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre PadilhaEleiçõesEleições 2014Geraldo AlckminGovernadoresPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT