Brasil

Secretaria de Saúde do DF investiga falta de médicos

No total, três profissionais não compareceram ao trabalho no último fim de semana, dois do Hospital Regional de Samambaia e um do Hospital Regional de Ceilândia


	Médicos: médicos têm até quinta-feira (10) para apresentar justificativa da falta. Caso não apresentem, serão penalizados, podendo até ser exonerados do cargo
 (Getty Images/EXAME.com)

Médicos: médicos têm até quinta-feira (10) para apresentar justificativa da falta. Caso não apresentem, serão penalizados, podendo até ser exonerados do cargo (Getty Images/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 18h01.

Brasília - A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) investiga os médicos que faltaram ao trabalho no último fim de semana e provocaram revolta entre os usuários do sistema.

No total, três profissionais não compareceram ao trabalho, dois do Hospital Regional de Samambaia e um do Hospital Regional de Ceilândia. Pacientes voltaram para casa sem atendimento por causa dos médicos que faltaram ao plantão.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os médicos têm até quinta-feira (10) para apresentar justificativa da falta. Caso não apresentem, os médicos serão penalizados, podendo até ser exonerados do cargo. A secretaria já abriu sindicância para investigar o caso, com previsão de 15 a 20 dias para chegar a um resultado.

Dos 18 hospitais públicos do DF, cinco restringiram o atendimento devido à sobrecarga de pacientes. Para o primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina (CRM) do DF, Dimitri Gabriel Homar, os principais problemas dos hospitais públicos do DF são a falta de médicos e a falta de gestão. "Os hospitais precisariam ter o dobro dos médicos que têm hoje para funcionar satisfatoriamente", disse.

De acordo com Homar, os hospitais do DF não oferecem condições dignas para os médicos exercerem a profissão. "Faltam remédios e roupa de cama. Além disso, o salário dos médicos é baixo", argumentou.

Uma avaliação feita pelo CRM do DF, junto com outras entidades de profissionais de saúde, foi entregue à secretaria de saúde do DF em novembro de 2012 e já apresentava a situação precária dos hospitais.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasSaúdeBrasíliadistrito-federal

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF