Brasil

Secretaria afirma que vai investigar casos de boxes no Mercadão

Prefeitura informou que terá que analisar caso a caso para saber se houve transferência irregular de boxes no Mercadão

Bandeiras do Brasil decoram o Mercado Municipal de São Paulo (Getty Images/Getty Images)

Bandeiras do Brasil decoram o Mercado Municipal de São Paulo (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 09h25.

São Paulo - Responsável pela gestão dos mercados municipais, a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo da gestão João Doria (PSDB) informou, por nota, que tomou conhecimento do comércio de boxes no Mercadão e que vai apurar os casos apontados pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

A pasta argumenta que os Termos de Permissão de Uso (TPUs) foram originalmente emitidos antes da publicação do decreto de 2001 que proíbe a transferência e exige licitação para preencher os boxes. Por isso, diz a secretaria, "estão sob regramentos mais antigos".

"No entanto, as alterações nos TPUs posteriores a 2001, como unificações e remanejamentos, atualizaram a data dos termos, adequando-os ao decreto mais recente", diz a secretaria.

O artigo 19 do Decreto 41.425/01 diz que os TPUs emitidos antes de sua publicação continuariam em vigor, mas deveriam seguir as novas regras de funcionamento dos mercados. Questionada, a pasta informou que vai analisar caso a caso para saber se houve transferência irregular de boxes no Mercadão.

O pente fino não deve ser fácil, uma vez que nem a secretaria tem em mãos a relação completa dos atuais permissionários dos 300 boxes. Os dados disponíveis no site da Prefeitura estão desatualizados.

Integração

Já a Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias informou que, embora o modelo de concessão dos mercados ainda não tenha sido definido, "a premissa estabelecida pela administração é de que o novo concessionário deverá buscar a integração com os permissionários legais existentes".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:TurismoSão Paulo capitalPrivatização

Mais de Brasil

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa