Brasil

Seca faz Rio Acre atingir o menor nível da história

O Rio Acre baixou por volta de quatro centímetros por dia. A estiagem já impacta o escoamento da produção dos ribeirinhos


	Rio Acre: o rio baixou por volta de quatro centímetros por dia. A estiagem já impacta o escoamento da produção dos ribeirinhos
 (Marcello Casal Jr/ABr)

Rio Acre: o rio baixou por volta de quatro centímetros por dia. A estiagem já impacta o escoamento da produção dos ribeirinhos (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2016 às 15h40.

Rio Branco - O Rio Acre atingiu a menor cota da história em Rio Branco: 1,49 metro. Os técnicos do Departamento Estadual da Pavimentação e Saneamento (Depasa) calculavam que a marca atingida nesta sexta-feira, 29, seria registrada somente na segunda quinzena de agosto.

"Nós não temos plano B para abastecer Rio Branco", constatou o diretor do Depasa, Edvaldo Magalhães, referindo-se ao fato de que o Rio Acre é a única fonte de captação de água para uma população da capital, estimada pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 370,5 mil habitantes. "Mas ainda não estamos com racionamento", reiterou.

O Depasa antecipou o plano de contingenciamento elaborado para suportar o período de seca. Atualmente, a capacidade de produção de água está 20% menor.

Quatro bombas flutuantes foram instaladas na ETA 2 e mais duas bombas flutuantes na ETA 1 e o Depasa já comprou mais três bombas e outras duas flutuantes.

"Trabalhadores já realizam escavamento no leito do rio para tentar melhorar a possibilidade de captação", pontuou Magalhães. "Se baixar de um metro, teremos que fazer intervenções maiores."

Nas últimas semanas, o Rio Acre baixou por volta de quatro centímetros por dia. A estiagem já impacta o escoamento da produção dos ribeirinhos.

O governo do Acre decretou situação de emergência no início do mês, ainda não reconhecido pelo governo federal.

Acompanhe tudo sobre:AcreEstatísticasIBGESecas

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas