Presidente do Chile, Sebastián Piñera, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro no palácio do governo, em Santiago (Ivan Alvarado/Reuters)
Da Redação
Publicado em 28 de novembro de 2013 às 21h36.
Santiago do Chile - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, elogiou nesta quinta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao assegurar que foi "um grande presidente para o Brasil" e também "um grande líder da América Latina e do mundo".
Lula foi recebido nesta tarde por Piñera. O ex-presidente está em viagem pelo Chile para apoiar a candidata da oposição às eleições presidenciais, Michelle Bachelet, e participar de um seminário internacional organizado pela Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal).
Após a reunião no Palácio de la Moneda, sede do Executivo, onde também esteve o ministro das Relações Exteriores, Alfredo Moreno, Piñera disse aos jornalistas: "Tivemos uma reunião de amizade e de trabalho com o presidente Lula".
"Sempre é útil receber os conselhos e a sabedoria do presidente Lula, que se caracterizou, primeiro, por ser um grande estadista e um grande líder, mas também por ser um grande amigo do Chile, e um grande amigo deste presidente", enfatizou Piñera.
Na última terça-feira, logo após chegar à capital chilena, Lula foi ao comitê de campanha de Bachelet onde, em um breve discurso, qualificou a ex-presidente (2006-2010) como "sua querida amiga", e assegurou que ela está preparada para enfrentar um segundo mandato.
Na oportunidade assinalou que confiava que os chilenos terão "a sabedoria" de apoiar Michelle Bachelet para que guie os destinos do país durante os próximos quatro anos.
Na Cepal, um dia depois, Lula disse em seu discurso que um dos grandes desafios da integração da América Latina será a construção de uma região estável "comprometida com o crescimento e capaz de eliminar as desigualdades". EFE