Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

A Justiça proibiu o governo do Rio Grande do Norte de utilizar verbas da saúde para pagar salários atrasados. Veja essa e outras notícias

SARNEY E TEMER: Veto ao indicado pelo PTB tenta impedir o fortalecimento de aliados de Flávio Dino no Maranhão / REUTERS/Adriano Machado

SARNEY E TEMER: Veto ao indicado pelo PTB tenta impedir o fortalecimento de aliados de Flávio Dino no Maranhão / REUTERS/Adriano Machado

EH

EXAME Hoje

Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 06h36.

Última atualização em 3 de janeiro de 2018 às 07h10.

Crise no RN

A Justiça Federal proibiu nesta terça-feira o governo do Rio Grande do Norte de utilizar verbas da saúde para realizar o pagamento dos salários atrasados de policiais militares e bombeiros. A decisão foi tomada pelo juiz Eduardo Dantas, da 14ª Vara, revertendo entendimento do Tribunal de Justiça do Estado, que permitiu no dia 30 de dezembro que o governo remanejasse 225 milhões de reais enviados pelo governo federal. Segundo o juiz, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que os repasses federais sejam usados para o pagamento de gastos com pessoal. Dantas atendeu o pedido da Advocacia Geral da União ao afirmar que a finalidade dessa transferência seria “para suprir ou sanear as falhas, deficiências e má-gestão de seus recursos públicos que impede o pagamento dos salários dos policiais civis e militares e que tem acentuado a já grave crise da segurança pública pela qual o estado atravessa”. Os salários de novembro, dezembro e o 13° seguem atrasados.

Ministro do Trabalho

O Palácio do Planalto anunciou nesta terça-feira que o deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) não será o novo ministro do Trabalho, apesar da indicação do partido formalizada na semana passada. Quem vetou a nomeação foi o ex-presidente José Sarney (PMDB), que não queria fortalecimento de adversários no Maranhão, em especial o governador Flávio Dino (PCdoB) – o PTB é da base do governo e a família Sarney é de oposição pelas pretensões de voltar ao governo com Roseana Sarney em 2018. O PTB ainda não anunciou oficialmente quem é o próximo na fila. O ex-ministro Ronaldo Nogueira (PTB-RS) pediu demissão para disputar a eleição deste ano.

Veto à Segunda Sem Carne

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta terça-feira que irá vetar o projeto de lei que institucionalizava a Segunda Sem Carne no estado e proibia a carne às segundas em restaurantes de órgãos públicos. “Embora bem intencionado, o projeto é equivocado, pois cerceia o direito das pessoas e desconsidera a capacidade que elas têm de tomar decisões sobre sua própria alimentação”, afirmou o governador, em entrevista ao Canal Rural. O PL 87/2016 é de autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PSC) e foi aprovado na Assembleia Legislativa em 27 de dezembro.

Manifestações no Irã

Sobe para 21 o número de mortos após a repressão de manifestações contra o governo do Irã. Nesta terça-feira, fontes oficiais confirmaram a morte de nove pessoas, que se somaram às outras 11, mortas na segunda-feira, após conflito com as forças militares do país. Além dos mortos, mais de 450 pessoas foram presas nos últimos cinco dias. As manifestações ocorrem em protesto contra a corrupção e a falta de direitos da população iraniana. Para o governo iraniano, os protestos foram organizados pela oposição ao governo, e abriram espaço para “elementos” suspeitos e violentos. Alguns usuários de redes sociais afirmaram ter recebido mensagens oficiais advertindo sobre a participação nas manifestações. Polarizada, parte da população se coloca a favor do governo iraniano, que é islâmico. Para eles, os manifestantes são inimigos do islamismo.

Trump ameaça suprimir ajuda ao Paquistão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode suprimir as ajudas ao Paquistão no combate ao terrorismo. Em seu Twitter, o presidente americano disse que não há retorno do governo paquistanês, e por isso poderia cessar a ajuda financeira no combate aos terroristas, no Oriente Médio. Ainda segundo Trump, os Estados Unidos doaram mais de 33 bilhões de dólares nos últimos 15 anos para combater o grupo terrorista Al-Qaeda, que atua principalmente no Afeganistão, vizinho do Paquistão. Com a afirmação, o governo paquistanês convocou uma reunião para esta terça-feira com o embaixador americano, para dialogar sobre a situação política. Para o ministro da Defesa do Paquistão, Khurram Dastgir-Khan, o país tem cedido acesso aéreo e terrestre, além de bases militares para os Estados Unidos gratuitamente.

Israel aprova mais controle sobre Jerusalém

O Parlamento de Israel aprovou, nesta terça-feira, uma emenda que vai dificultar ainda mais a relação entre o país e a Palestina sobre a cidade de Jerusalém. A proposta, criada pela coalizão de extrema-direita do país, foi aprovada por 80 votos a favor, e passa a proibir que qualquer partido estrangeiro controle parte da cidade. Para membros do Parlamento contrário à emenda, a decisão leva o país ao desastre. No mês passado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu a cidade sagrada de Jerusalém como capital de Israel, e desencadeou uma série de manifestações e conflitos violentos entre palestinos e israelenses. Para o porta-voz do governo palestino, Nabil Abu Rdainah, a aprovação da emenda encerra definitivamente o processo político de paz entre Israel e Palestina, por ser uma “declaração de guerra contra o povo palestino”.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar