Brasil

Sarney fica na Presidência até sábado

Sarney já se reuniu, nesta manhã, com os ministros da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, e da Justiça, José Eduardo Cardozo


	José Sarney: Sarney foi presidente do Brasil entre março de 1985 e março de 1990
 (Jane de Araújo/Agência Senado)

José Sarney: Sarney foi presidente do Brasil entre março de 1985 e março de 1990 (Jane de Araújo/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 12h46.

Brasília - Vinte e dois anos após deixar a Presidência da República, o presidente do Senado, José Sarney, reassumiu hoje (13) o cargo, interinamente. Ele foi recebido no Palácio do Planalto pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, General José Elito, e pelo chefe de gabinete da Presidência, Giles Azevedo. Sarney ficará no cargo até sábado (15). No domingo (16), a presidente Dilma Rousseff retorna de viagem à França e à Rússia.

Sarney já se reuniu, nesta manhã, com os ministros da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. À tarde, receberá os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Walter Pinheiro (PT-BA). O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), amigo de Sarney e ministro da Fazenda na sua gestão, também tem encontro agendado.

Como presidente do Senado, Sarney é o terceiro na linha sucessória presidencial e assumiu a Presidência interinamente em razão de viagens da presidenta Dilma à Europa, do vice-presidente Michel Temer a Portugal, e do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, ao Panamá, para participar da reunião do Parlamento Latino-Americano (Parlatino).

Sarney foi presidente do Brasil entre março de 1985 e março de 1990. Ele assumiu a Presidência em virtude da morte de Tancredo Neves (de quem era vice), eleito indiretamente por um colégio eleitoral. Seu mandato foi marcado pelo processo de redemocratização do país, pela aprovação da Constituição e edição de vários planos econômicos e uma economia com alta taxa inflacionária. Senador por cinco mandatos e presidente do Senado por quatro vezes, Sarney foi também deputado federal e governador do Maranhão. Atualmente exerce o mandato pelo estado do Amapá.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffJosé SarneyMDB – Movimento Democrático BrasileiroPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho