Brasil

São Paulo tem dia mais quente do ano

Com a alta temperatura, os índice de umidade caiu e prejudicou a qualidade do ar na região metropolitana, colocando a capital paulista em estado de atenção


	Dia mais quente: “O tempo seco e predomínio de sol favorecem a rápida elevação das temperaturas"
 (Thinkstock)

Dia mais quente: “O tempo seco e predomínio de sol favorecem a rápida elevação das temperaturas" (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 12h42.

O último dia do mês de janeiro foi marcado pelo registro da temperatura mais alta do ano na cidade de São Paulo, com média de 33,7ºC na máxima, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.

A máxima registrada pelas estações meteorológicas automáticas foi de 35,9ºC. Com a alta temperatura, os índice de umidade caiu e prejudicou a qualidade do ar na região metropolitana, colocando a capital paulista em estado de atenção.

“O tempo seco e predomínio de sol favorecem a rápida elevação das temperaturas, provocando tardes quentes e com baixos índices de umidade do ar. Isso ocorre devido ao ar seco que predomina há alguns dias sobre parte da Região Sudeste”, explicou o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário.

Segundo o CGE, janeiro terminou com índice médio de chuvas de 202,2 milímetros na capital paulista, 22% abaixo do esperado para o mês, porém foi o janeiro mais chuvoso dos últimos 4 anos.

As regiões da cidade que registram maior quantidade de chuva foram as zonas Leste (245,9mm); Sul, (193,9mm); Oeste, (187,3mm); Centro, (183,1mm); e Norte, (161,7mm).

De acordo com o centro, a segunda-feira (1º) começou com sol entre poucas nuvens e 21ºC, temperatura que deve aumentar ao longo da tarde, alcançando a máxima de 33ºC.

A umidade do ar deve cair nos períodos mais quentes, chegando a 30%. O início da noite deve ter chuva rápida, sem região específica para início.

Na terça-feira (2), a madrugada deverá ser quente com sensação de abafamento e temperaturas na marca dos 21ºC. O sol deve aparecer entre poucas nuvens, favorecendo elevação da temperatura, chegando a 31%.

Os índices de umidade irão variar entre 35% e 88%. Devem ser registradas pancadas isoladas de chuvas, principalmente no final da tarde.

A quarta-feira (3) também terá sol entre poucas nuvens e termômetros oscilando entre 20ºC ao amanhecer e 30ºC durante a tarde.

Os percentuais de umidade ficarão mais baixos, com valores entre 45% e 90%. A previsão é de chuva rápida e isolada no fim da tarde.

Acompanhe tudo sobre:Calorcidades-brasileirasClimaMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026