Brasil

São Paulo tem 224 mortes confirmadas por coronavírus em 24 horas

Com o recorde, o estado que é o epicentro da doença no Brasil contabiliza 2.049 óbitos e 24.041 casos

Testes: São Paulo anunciou que zerou a fila de casos suspeitos esperando a confirmação de coronavírus. (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

Testes: São Paulo anunciou que zerou a fila de casos suspeitos esperando a confirmação de coronavírus. (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 28 de abril de 2020 às 12h51.

Última atualização em 28 de abril de 2020 às 13h43.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou nesta terça-feira, 28, que o número de mortes confirmadas por coronavírus em um dia foi de 224, uma alta de 12%. Com isso, o total de óbitos registrados no estado sobe para 2.049. Foi a maior alta em um dia desde o começo da pandemia.

O total de casos confirmados subiu 2.300 e agora São Paulo registra 24.041 infectados. 

"Como nós não temos nenhuma fila do ponto de vista que testagem, isso significa que são pacientes que de fato foram a óbito nesses [últimos] dias", disse o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann.

O governo divulgou ainda a taxa de ocupação dos leitos de hospitais. Olhando para a grande São Paulo, 81% dos leitos de UTI e 70% dos de enfermaria estão ocupados. Em todo o estado, a taxa é de 60% de ocupação em UTI e 44,5% em enfermaria.

Sobre a possibilidade de flexibilização da quarenta, o secretário disse que até o dia 10 de maio, tudo permanece como está. E a partir do dia 11, o modelo de relaxamento ainda está sendo avaliado.

Pandemia atrasada no interior

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realiza uma pesquisa para avaliar como está a pandemia no interior de São Paulo. Na avaliação dos cientistas, há uma sensação de que o coronavírus não chegou às cidades mais afastadas da capital.

"A pandemia para o interior está atrasada em relação ao município de São Paulo e área metropolitana em, mais ou menos, duas semanas por conta das medidas de afastamento social que foram adotadas", avalia o infectologista David Uip, chefe do Centro de Contingenciamento do Coronavírus.

Epidemia no Brasil

O Brasil tem 66.501 casos confirmados e 4.543 mortes por covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira, 27. Em um dia, o número de infectados aumentou em 4.613. No mesmo período, a alta de óbitos foi de 338. A taxa de letalidade da doença no país é de 6,8%.

Acompanhe tudo sobre:Coronavírus

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar