Brasil

São Paulo se despede do calor nesta quarta com chegada de frente fria

Com máxima de 28°C no Mirante de Santana, capital deve registrar queda de temperatura e aumento da nebulosidade já a partir da quinta-feira

Calor: último dia de temperaturas altas em São Paulo antes da chegada de frente fria que derruba máximas e eleva a umidade do ar (Leandro Fonseca/Exame)

Calor: último dia de temperaturas altas em São Paulo antes da chegada de frente fria que derruba máximas e eleva a umidade do ar (Leandro Fonseca/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de maio de 2025 às 07h41.

Última atualização em 21 de maio de 2025 às 07h44.

A cidade de São Paulo tem nesta quarta-feira, 21, o último dia de calor mais intenso antes da mudança no tempo provocada por uma frente fria que avança pelo litoral paulista. A partir de quinta, 22, a temperatura começa a cair e há previsão de chuva fraca e isolada na capital.

De acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros podem atingir 28°C nesta quarta na zona norte, onde fica o Mirante de Santana, referência oficial de medição na cidade. Já na quinta, a máxima deve cair para 25°C e seguir em declínio até o fim de semana, quando pode chegar a 23°C.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, indica que a virada no tempo começa ainda na noite de hoje, com o aumento de nuvens e possibilidade de garoa, especialmente nas áreas próximas à Serra do Mar, no extremo sul da Grande São Paulo. “Os ventos passam a soprar do oceano no fim do dia, o que deve intensificar a nebulosidade e provocar chuviscos em pontos isolados”, diz o órgão.

Interior segue com calor acima da média

Segundo o CGE, a frente fria deve deixar o céu mais encoberto ao longo da quinta, além de manter as temperaturas mais amenas. As chuvas previstas são fracas e localizadas, principalmente entre a tarde e a noite.

A umidade do ar também tende a melhorar: o Inmet projeta índices entre 55% e 100% na quinta. Hoje, os valores podem ainda cair para 40% nas horas mais secas. A OMS, Organização Mundial da Saúde, considera o patamar ideal acima de 60% para evitar impactos à saúde. Por isso, recomenda-se manter hidratação e evitar o sol entre 10h e 16h.

No litoral, cidades como Santos devem registrar chuva já nesta quarta à noite e temperaturas mais baixas na quinta, com máxima de 21°C.

Enquanto isso, em parte do interior, o calor persiste. Em cidades como Presidente Prudente, a cerca de 560 km da capital, a previsão indica máximas entre 32°C e 33°C até sábado (24), sem expectativa de chuva. O fenômeno é típico do veranico, quando as temperaturas ficam entre 3°C e 5°C acima da média do mês.

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula

Gleisi Hoffmann diz que espera acordo após suspensão de decretos do IOF