Brasil

São Paulo pode vacinar toda população adulta até início de agosto

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que a expectativa é ter todos os adultos da cidade vacinados até o próximo mês

Vacinação em São Paulo. (Eduardo Frazão/Exame)

Vacinação em São Paulo. (Eduardo Frazão/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de julho de 2021 às 12h09.

Última atualização em 10 de julho de 2021 às 12h34.

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou hoje que a expectativa é ter até o início de agosto toda a população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina aplicada. Em entrevista ao canal CNN, Aparecido afirmou que não há falta de insumos nem de imunizantes e que se a secretaria continuar recebendo a quantidade regular de doses do governo, de 150 mil por dia, será possível manter esse cronograma. "Até o início de agosto teremos toda a população elegível com a primeira dose aplicada, e até final de novembro e início de dezembro toda essa população (acima de 18 anos) vacinada com as duas doses na cidade de São Paulo".

Quanto à possibilidade de antecipar o calendário da segunda dose na cidade, se esta for a decisão do governo estadual, o secretário afirmou ser favorável. "Já seria um fator de bloqueio avançarmos para que pelo menos uma dose da vacina seja aplicada em toda a população o mais rápido possível", frisou.

Aparecido completou que o ritmo da vacinação "pelo menos por enquanto" derrubou a eventualidade de uma terceira onda de contaminação por covid-19, hipótese para a qual afirmou que a secretaria de saúde municipal estaria preparada. "A vacinação tem sido determinante para derrubar a eventualidade de uma terceira. Mas estamos atentos também à nova variante, delta", disse o secretário.

Em relação à vacinação de crianças até doze anos, Aparecido disse que acompanha conversas com o ministério da Saúde e a Anvisa, e que quando for possível iniciar o calendário para essa população dará prioridade a comorbidades, universo de cerca de 250 mil crianças.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiasao-paulovacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas