Brasil

São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará


	Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível
 (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2013 às 15h55.

Uma das principais reivindicações dos paulistanos pode estar prestes a virar realidade: nesta quinta-feira (18), decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo promete a implantação de um projeto piloto, em 2014, que permita o funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas.

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará. Uma das ideias é a criação de percursos de ônibus que façam o mesmo trajeto das linhas de metrô entre meia-noite e 4h40, quando o transporte metroviária não funciona na capital.

O decreto estabelece ainda outras 99 metas para diversas áreas da administração municipal. Ainda no setor de transportes, a prefeitura promete mais 340 km de vias cicláveis - entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas - em 2014 e 44,2 km de faixas exclusivas para ônibus, como as que já existem nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida Paulista.

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível - o que implica na substituição de cerca de 2.500 veículos que estão hoje em circulação.

Já na área de meio ambiente, as metas da prefeitura têm prazo mais longo. O governo quer criar um programa de incentivos fiscais para carros elétricos e prédios verdes, mas em 2014 pretende, apenas, iniciar estudos preliminares a respeito do assunto.

Outras metas são readequar 34 parques e unidades de conservação da capital - porém não há prazo para que isso aconteça - e ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos - mas, apenas, oito deles devem ser agraciados com a medida em 2014.

Confira, na íntegra, o decreto com as 100 novas metas da prefeitura para a cidade de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisÔnibussao-pauloTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Esquema de segurança para o G20 no Rio terá sistema antidrone e varredura antibomba

Governo decide que não vai colocar grades no Palácio do Planalto

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado