Brasil

São Paulo já registra 25 casos de variante brasileira do coronavírus, diz secretário

De acordo com secretário de Estado da Saúde de São Paulo, a pasta foi informada de que a presença da cepa britânica foi descartada, mas o número de casos da cepa brasileira aumentou

 (Andriy Onufriyenko/Getty Images for National Geographic Magazine)

(Andriy Onufriyenko/Getty Images for National Geographic Magazine)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de fevereiro de 2021 às 15h22.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2021 às 15h32.

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn informou na manhã desta segunda-feira, 15, durante entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, que o Estado de São Paulo já contabiliza 25 casos da variante brasileira do novo coronavírus, a P1, dos quais 16 são autóctones (de transmissão interna).

O município com o maior número de registros é Araraquara, no interior paulista, que decretou "lockdown" a partir hoje por causa do aumento de casos e de óbitos pela covid-19. Infratores estarão sujeitos a multas que variam de R$ 120 a R$ 6 mil.

Segundo o secretário, a pasta foi informada de que a presença da cepa britânica foi descartada, mas o número de casos da cepa brasileira aumentou. "Agora, pela manhã, a pesquisadora Ester Sabino (da Universidade de São Paulo) nos comunicou que, três cepas que tinham sido colocadas como cepas britânicas, foram resequenciadas e afastou-se a possibilidade da cepa britânica, porém, aumentou a estatística. Nós tínhamos oito casos em Araraquara para a cepa P1, do Amazonas, e elas passaram a consagrar como 12 casos agora. Por outro lado, nos deixa mais tranquilos, porque não temos duas cepas diferentes circulando, mas uma nova cepa", informou ao telejornal.

A pesquisadora explicou que as amostras foram sequenciadas utilizando uma nova técnica. "Os resultados da sexta-feira foram baseados em uma técnica nova de PCR para tipagem, mais rápida e barata. Ainda não tínhamos sequenciado os casos. Durante o final de semana, nós sequenciamos e as amostras P1 confirmaram o resultado, mas as três amostras suspeitas de B 1.1.7 não foram confirmadas por sequenciamento".

Gorinchteyn informou ainda que os 12 casos do município são autóctones, assim como três de Jaú e um da capital, que foi anunciado no último sábado, 13. Dessa forma, a nova variante já está circulando em quatro municípios do Estado.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiasao-paulo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas