Brasil

São Paulo é escolhida para receber jogo de abertura da Copa de 2014

Fifa anunciou que a cidade também vai receber uma das semifinais, junto com Belo Horizonte

A Fifa confirmou que a final da Copa será no Maracanã (Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

A Fifa confirmou que a final da Copa será no Maracanã (Arthur Boppré/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 14h54.

Zurique - A cidade de São Paulo foi escolhida como sede da partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, segundo anúncio feito pela Fifa nesta quinta-feira em sua sede, em Zurique.

'A escolha de São Paulo para a abertura tem a ver com o fato de que o futebol no Brasil nasceu na cidade', declarou o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, em uma breve cerimônia realizada para anunciar o calendário de jogos do Mundial.

A capital paulista, com o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão, também receberá uma das semifinais, enquanto a outra será jogada no Mineirão, em Belo Horizonte. A decisão, como já era esperado, acontecerá no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

'A final não poderia ser disputada em outro lugar que não fosse o Rio de Janeiro e em outro estádio que não fosse o Maracanã', disse Teixeira.

Já Brasília, que sonhava em receber a abertura da Copa, sediará a disputa de terceiro e quarto lugares do Mundial e o primeiro jogo da Copa das Confederações de 2013. As semifinais do torneio preparatório para o Mundial serão disputadas em Belo Horizonte e em Fortaleza, com a final também no Rio.

Também ficou definido que a seleção brasileira, cabeça de chave do grupo a, disputará seus jogos na primeira fase nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, nesta ordem.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, destacou que restam exatamente 960 dias até que a bola role no dia 12 de junho de 2014 em São Paulo e lembrou que terão passado 64 anos desde que a Copa foi disputada pela última vez em solo brasileiro.

Foi o Mundial de 1950, que entrou para a história por conta do 'Maracanazzo', a vitória por 2 a 1 do Uruguai na final contra a seleção brasileira.


Em 2014, serão disputadas 64 partidas, em 12 cidades do país. Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal receberão, cada uma, quatro jogos, todos da fase de grupos; Porto Alegre e Recife sediarão quatro partidas da fase de grupos e um das oitavas de final; Fortaleza e Salvador serão sedes de quatro confrontos da fase de grupos, um das oitavas e um das quartas de final.

Já Brasília receberá quatro jogos da fase de grupos, um das oitavas, um das quartas de final e a disputa pelo terceiro lugar. Belo Horizonte, por sua vez, terá quatro partidas da primeira fase, uma das oitavas e uma das semifinais, enquanto São Paulo sediará a abertura, outros três duelos da fase de grupos, um das oitavas de final e um das semifinais.

Além da final, Rio de Janeiro será palco de quatro jogos da primeira fase, um das oitavas e um das quartas de final do Mundial.

A partida de abertura será disputada às 17h (de Brasília); as da fase de grupos às 13h, 16h, 19h e 22h; as de oitavas e quartas de final, às 13h e às 17h; as semifinais e o confronto pelo terceiro lugar, às 17h; e a grande final às 16h.

* Matéria atualizada às 15h46 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesEstádiosFutebol

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes