Brasil

São Paulo decreta estado de emergência para dengue

O decreto permite que os gestores públicos destinem recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação

De acordo com o monitoramento oficial do governo paulista, a doença já matou 31 pessoas no estado até agora (Soumyabrata Roy/Getty Images)

De acordo com o monitoramento oficial do governo paulista, a doença já matou 31 pessoas no estado até agora (Soumyabrata Roy/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de março de 2024 às 09h03.

Última atualização em 5 de março de 2024 às 10h55.

O Estado de São paulo decretou estado de emergência para a dengue na manhã desta terça-feira, 5. A decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), grupo coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde, após o estado atingir 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes na segunda-feira.

O decreto permite que os gestores públicos destinem recursos para combater a doença com maior celeridade e sem necessidade de licitação. Em São Paulo, os recursos serão destinados, prioritariamente, para aquisição de máquinas de nebulização e insumos, contratação de pessoas e ampliação da capacidade da rede de saúde.

Dados atualizados até 4 de março mostram que 131 municípios do Estado registraram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Ao todo, 22 municípios paulistas decretaram emergência. Os principais sintomas detectados entre os pacientes com diagnóstico confirmado foram febre, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos) e náusea.

Campanha contra a dengue

Na última sexta-feira, 1, funcionários de escolas da área da saúde e da Defesa Civil do estado de São Paulo participaram de uma força-tarefa contra a dengue. A ação, foi chamada de Dia D de Mobilização Estadual, e abrangeu todos os 645 municípios paulistas.

A Defesa Civil destacou agentes orientar a população sobre como se proteger da doença e reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti nas residências. Para os municípios que necessitem de apoio da Defesa Civil ou do Exército para as atividades de campo no Dia D, o governo disponibilizou um e-mail, por meio do qual receberá as solicitações.

Acompanhe tudo sobre:Denguesao-paulo

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe