Brasil

Santos mudará plano de contenção após maior ressaca em anos

A administração santista anunciou que vai investir R$ 4 milhões em ações como o "engordamento" da praia e com barreiras removíveis na Ponta da Praia.


	Santos: A ressaca que atingiu a cidade, no litoral sul de São Paulo, no último domingo, 21, foi a mais forte em 12 anos.
 (Wikimedia Commons)

Santos: A ressaca que atingiu a cidade, no litoral sul de São Paulo, no último domingo, 21, foi a mais forte em 12 anos. (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2016 às 22h18.

Santos - A ressaca que atingiu a cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, no último domingo, 21, foi a mais forte em 12 anos, com elevação da maré em 2,6 metros e ventos de até 82 km/h. Além de causar o avanço das águas sobre a avenida da orla, destruir um deck usado por pescadores, alagar garagens de prédios e clubes e danificar carros, o fenômeno também obrigou a prefeitura a mudar sua estratégia de contenção.

A administração santista anunciou que vai investir R$ 4 milhões em ações como o "engordamento" da praia com areia e a colocação, no próximo ano, de barreiras removíveis na Ponta da Praia. O dinheiro para as ações é parte de uma multa aplicada há 20 anos à proprietária de um navio por derramamento de óleo no estuário após uma colisão. A ação judicial terminou em acordo entre o responsável pela embarcação, o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF).

A verba deve ser usada em projetos ambientais e só pode ser liberada após a prefeitura apresentar um projeto que precisa ser aprovado pelo Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos. "Enquanto isso, será realizado processo licitatório para a contratação de empresa especializada que desenvolverá o projeto de contenção definitiva para solucionar o problema", diz a administração santista.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalClimaSantos (SP)Baixada Santista

Mais de Brasil

Lula defende COP30 em Belém e diz que mercado vai regular preços de hotéis

Moraes rejeita preliminares das defesas e julgamento da trama golpista segue para o mérito

Escalada de tom de Tarcísio fortalece candidatura, mas pode afastar moderados, dizem analistas

Defesa Civil emite alerta severo para 111 municípios de São Paulo devido ao risco de tempo seco