Brasil

Santos Brasil vence licitação de terminal no porto de Santos

Empresa que tem como sócio o banqueiro Daniel Dantas controlará terminal durante 25 anos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 16h57.

A  Santos Brasil, concessionária do maior terminal público de contêineres do porto de Santos, venceu o processo de licitação para o terminal de exportação de veículos (TEV), que faz parte do maior porto brasileiro. O terminal era controlado provisoriamente pela Santos Brasil desde maio de 2006, a pedido da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), em função do aumento das exportações.

Em comunicado enviado nesta quarta-feira (3), a empresa informou que controlará o terminal por meio de sua subsidiária Union Armazenagem e Operações Portuária. A empresa apresentou o maior lance - 114 milhões de reais contra o preço mínimo de 105,6 milhões estabelecido em edital - e atendeu às condições técnicas e legais exigidas pela Codesp para controlar o terminal durante 25 anos, segundo o contrato.

Nesta terça-feira (2), o órgão finalizou a análise da Documentação para a Habilitação - a última das três etapas do processo licitatório - e considerou a empresa apta para administrar o terminal.

A Comissão de Licitação aguardará cinco dias úteis, contados a partir desta quarta-feira (3) para eventuais recursos administrativos. Caso não ocorram, o relatório da licitação será encaminhado para a Diretoria Executiva da Codesp e homologado pelo Conselho de Administração.

O TEV tem capacidade anual de 290 mil veículos por ano. Em 2008, foram movimentados 114.801 veículos pelo terminal, 40% do total movimentado por meio do porto de Santos.

Às 12h02, os papéis da Santos Brasil (STBP11) subiam 1,52%, negociados a 9,99 reais. No mesmo instante o Ibovespa recuava 2,98%, aos 52 390 pontos.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaLogísticaPorto de SantosPortosSantos BrasilSetor de transporteTransportes

Mais de Brasil

Após prever reforma ministerial até dia 21, Rui Costa diz que Lula ainda começará conversas

Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular para esta quarta

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas

Lula mantém Nísia na Saúde, mas cobra marca própria no ministério