Brasil

Santa Catarina registra -7,2°C e cachoeira congela

Cidade na serra catarinense registrou -7,2ºC nesta sexta, a menor temperatura do ano


	Geada em Urupema (SC): outras 42 cidades em Santa Catarina também registraram temperaturas abaixo de zero
 (Marília Oliveira/ Prefeitura de Urupema)

Geada em Urupema (SC): outras 42 cidades em Santa Catarina também registraram temperaturas abaixo de zero (Marília Oliveira/ Prefeitura de Urupema)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2016 às 11h17.

Florianópolis - Não é à toa que Urupema, na Serra Catarinense, é considerada a cidade mais fria do Brasil. No amanhecer desta sexta-feira, 10, os termômetros marcaram -7,2°C, a menor temperatura do ano.

O frio também chegou a outras 42 cidades, que estão abaixo de zero. Em Bom Jardim da Serra fez -6,1°C e em Ponte Alta -5,2°C. Nos outros pontos do Estado a mínima não ultrapassou os 7°C.

No Alto Planalto Sul, a paisagem congelou. As árvores foram ornamentadas com gotas de cristais de gelo, as cachoeiras pararam de correr, viraram pedras, casas e gramados foram pintados de branco.

Segundo a meteorologista Gislânia Cruz, da Central Meteorológica de Santa Catarina, a Epagri/Ciram, o frio se manterá intenso até a próxima semana. Na madrugada de sábado, a previsão é de chuva congelada e neve.

Em Florianópolis, os termômetros despencaram para 2,3°C. Nos últimos 22 anos não fez frio semelhante no mês de junho. A rigidez na temperatura é explicada pela massa de ar polar reforçada por uma massa de ar vinda da Patagônia.

No mar, o aviso é para ter cautela. Um ciclone que desliza pelo Sul do Brasil está provocando ondas de até quatro metros que podem afetar pequenas e médias embarcações. O

temor da Defesa Civil é a temporada de pesca da tainha. Os pescadores estão animados com a melhor safra das últimas décadas e se arriscam em busca do peixe.

Também no Sul

O Rio Grande do Sul registrou mais uma madrugada de temperaturas abaixo de zero. A menor marca ocorreu na cidade de Serafina Correa, no norte do Estado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez -2,9ºC. A previsão é de aumento do frio e possibilidade de neve na serra nas próximas noite e madrugada.

Para esta sexta, o tempo deve permanecer nublado impossibilitando a entrada do sol. Isso faz com que a sensação térmica seja menor e que o frio à noite se acentue. Há chances de chuva em áreas isoladas no sul, leste e nordeste gaúchos.

Não está descartada a possibilidade de queda de neve nas partes mais altas, como nos Campos de Cima da Serra e na Serra. O frio aumento no fim de semana, quando a mínima deve chegar a -4°C.

Acompanhe tudo sobre:FrioSanta Catarina

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso