Brasil

Santa Catarina libera retomada de trabalho dos autônomos

Portaria estabelece uma série de regras para que os profissionais voltem a oferecer serviços; estado tem 379 casos confirmados de coronavírus e dez óbitos

Moisés: considerado aliado de Boslonaro, governador criticou postura do presidente sobre fim do isolamento social (Mauricio Vieira /Secom/ Governo de Santa Catarina/Divulgação)

Moisés: considerado aliado de Boslonaro, governador criticou postura do presidente sobre fim do isolamento social (Mauricio Vieira /Secom/ Governo de Santa Catarina/Divulgação)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 6 de abril de 2020 às 10h44.

Última atualização em 6 de abril de 2020 às 16h21.

O governo de Santa Catarina, sob gestão de Carlos Moisés (PSL), anunciou um relaxamento das medidas de isolamento social por conta do novo coronavírus e liberou a retomada do trabalho de profissionais autônomos em todo o estado a partir desta segunda-feira, 6.

A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial deste domingo, 5, vale para psicólogos, biomédicos, cabeleireiros, advogados, administradores, entre outros. A quarentena em Santa Catarina foi inicialmente decretada até esta terça-feira, 7.

Assinada pelo secretário de Saúde, Helton Zeferino, a portaria estabelece uma série de regras definidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), para que os profissionais voltem a oferecer serviços. Uma delas é que se priorize o atendimento remoto.

Segundo o decreto, fica obrigatório o atendimento individual, sem aglomeração de pessoas, com espaçamento de horários entre os clientes, bem como o reforço na higienização dos ambientes e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). A proibição de funcionamento segue vigente para shoppings e o comércio em geral.

 

 

A nova decisão se soma às áreas que já voltaram a funcionar no estado, como corretores de imóveis, construção civil e lojas que vendem chocolate. Na última semana, Moisés chegou a determinar o retorno das atividades no estado, mas depois voltou atrás e manteve o isolamento.

Considerado um aliado de Bolsonaro, o governador catarinense tem se posicionado contrário às ideias do presidente de fim das medidas de restrição de convívio e circulação de pessoas. Ele chegou a divulgar um vídeo em que se disse "estarrecido" com as declarações de Bolsonaro sobre o fim do isolamento.

Santa Catarina tem 379 casos da covid-19 e dez óbitos. Os dados foram divulgados na noite deste domingo, 5.

Acompanhe tudo sobre:Santa CatarinaJair BolsonaroCoronavírus

Mais de Brasil

Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduziam tempo de inelegibilidade

Governo de SP investiga venda de bebidas adulteradas em bares na Mooca e no Jardins

Bolsonaro pode voltar ao hospital por crise de soluços, diz família

Fux decide que número de deputados por estado permanece o mesmo em 2026