Brasil

Sanders e Lula falam de fortalecimento da democracia e combate à extrema direita

Sanders defendeu ainda o combate à extrema direita e afirmou que o futuro da Amazônia é determinante para o planeta.

Sanders: "Há uma ameaça massiva da extrema direita, seja [Donald] Trump ou [Jair] Bolsonaro, que tentam minar a democracia e o nosso trabalho é fortalecer a democracia no Brasil (Ricardo Stuckert/Flickr)

Sanders: "Há uma ameaça massiva da extrema direita, seja [Donald] Trump ou [Jair] Bolsonaro, que tentam minar a democracia e o nosso trabalho é fortalecer a democracia no Brasil (Ricardo Stuckert/Flickr)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 16h11.

O senador democrata norte-americano Bernie Sanders afirmou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de fortalecer os fundamentos democráticos não apenas no Brasil e nos Estados Unidos, mas no mundo. Ele defendeu ainda o combate à extrema direita e afirmou que o futuro da Amazônia é determinante para o planeta.

"Há uma ameaça massiva da extrema direita, seja [Donald] Trump ou [Jair] Bolsonaro, que tentam minar a democracia e o nosso trabalho é fortalecer a democracia no Brasil, nos Estados Unidos e em todo o mundo", disse Sanders, em conversa com jornalistas, após deixar a Blair House, onde Lula e a comitiva brasileira estão hospedados em Washington.

Outro tema igualmente importante, de acordo com o senador democrata, é o clima. "O futuro da Amazônia vai determinar se vamos conseguir salvar o planeta ou não. E os Estados Unidos têm de estar envolvidos com o Brasil, com a Europa e fazendo tudo o que pudermos para acabar com o desmatamento e proteger a Amazônia", disse o senador, sem dar mais detalhes sobre a possibilidade de os EUA aderirem ao Fundo Amazônia, principal iniciativa de proteção às florestas no Brasil.

O democrata citou ainda a importância do encontro que Lula terá com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO). "As economias da América Latina e dos EUA têm de trabalhar para os trabalhadores não apenas para os bilionários", avaliou o democrata.

Sanders elogiou a conversa com Lula e disse esperar que o presidente tenha uma boa reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que deve ocorrer na tarde desta sexta-feira. Questionado sobre o tema das fake news, o democrata disse que essa é uma grande questão tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos.

Militantes discutem em Washington

Um pequeno grupo de manifestantes contrários a Lula tentava fazer barulho, pedindo novas eleições, o que chegou a incomodar Sanders, enquanto concedia entrevista à imprensa. Em outros momentos, apoiadores de Bolsonaro e do presidente Lula chegaram a bater boca e o policiamento próximo à Blair House, onde o brasileiro está hospedado, foi reforçado. Um ato a favor de Lula está previsto para o início desta tarde, organizado pelo Defend Democracy in Brazil, antes do seu encontro com Joe Biden.

Acompanhe tudo sobre:Bernie SandersEstados Unidos (EUA)Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP