Brasil

Sambódromo em SP verá São Lula do cordel

Escola de samba Gaviões da Fiel apresenta a saga do menino pobre que virou presidente

Gaviões da Fiel: homenagem ao ex-presidente Lula (Roberto Stuckert Filho/Instituto Lula)

Gaviões da Fiel: homenagem ao ex-presidente Lula (Roberto Stuckert Filho/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 15h05.

São Paulo - Na madrugada de domingo, a escola de samba Gaviões da Fiel apresenta a saga do menino pobre que veio em um pau de arara para São Paulo, onde trilhou o caminho rumo ao Palácio do Planalto. A imagem carnavalesca do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa para trás seus defeitos e contradições para ressurgir na figura do mito popular, com base nas narrativas de cordel. É um dos destaques em uma noite de desfiles que ainda terá de Jorge Amado a Tropicália.

O homem que ajudou na articulação para construir o estádio corintiano em Itaquera surge no sambódromo como um São Jorge do Agreste, que derrota a ditadura (apesar de seu aparecimento político ter ocorrido em 1978, mais de 14 anos depois do golpe militar), estabiliza a moeda (apesar de o real ter sido criado no governo de Fernando Henrique Cardoso), consolida a liberdade de imprensa (apesar de seu governo ter proposto uma polêmica regulamentação da mídia), acaba com a fome e leva educação ao povo.

Para tentar contar com a presença do ex-presidente no quinto carro alegórico da escola, que representa a festeira nação corintiana, foi criada uma estrutura de acrílico para evitar que ele pegue chuva. Mas a ida de Lula ao sambódromo foi completamente desautorizada pelos médicos - ontem, ele deixou o Hospital Sírio Libanês dez quilos mais magro.

Mesmo assim, dez entre dez gaviões acreditam que Lula desobedecerá aos doutores. O título do enredo, afinal, é Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação. "Pode apostar que ele não perde essa homenagem. O carinho do povo no carnaval vai ser um remédio muito mais potente do que qualquer outro que a medicina já inventou", diz o vereador Antonio Goulart (PSD), participante de todos os desfiles da Gaviões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalEscolas de sambaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas