Brasil

Samarco é multada em R$ 143 mi pelo rompimento de barragem

A mineradora disse que estuda a apresentação de defesa administrativa


	Tragédia de Mariana: mineradora disse que estuda a apresentação de defesa administrativa contra multa do Instituto Chico Mendes
 (Ricardo Moraes / Reuters)

Tragédia de Mariana: mineradora disse que estuda a apresentação de defesa administrativa contra multa do Instituto Chico Mendes (Ricardo Moraes / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2016 às 21h57.

Rio de Janeiro - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) multou a Samarco Mineração em 143 milhões de reais devido ao impacto causado pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), a três unidades de conservação da entidade localizadas no Espírito Santo.

As unidades de conservação referem-se à área de proteção ambiental Costa das Algas, ao refúgio de vida silvestre de Santa Cruz e à zona de amortecimento da reserva biológica de Comboios.

"A autuação se deu em decorrência do acidente do dia 5 de novembro do ano passado, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão e a subida dos rejeitos de minério sobre a barragem de Santarém, de propriedade da empresa Samarco", disse a entidade em nota. Carregados ao longo do rio Doce, os rejeitos chegaram ao litoral do Espírito Santo em 21 de novembro, e atingiram as áreas.

A Samarco disse que estuda a apresentação de defesa administrativa.

"A empresa reforça que a mitigação dos impactos decorrentes do acidente com a barragem de Fundão está prevista no acordo assinado pela empresa, seus acionistas, e os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, do qual o ICMBio também é signatário", disse em nota.

A Samarco é uma joint venture da brasileira Vale e da anglo-australiana BHP Billiton. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEspírito SantoMariana (MG)MineradorasSamarco

Mais de Brasil

X, antigo Twitter, tem volta gradual no Brasil após decisão do STF

CCJ da Câmara aprova PEC que limita decisões individuais de ministros do STF

Horário eleitoral na TV e no rádio será retomado nesta semana nas 52 cidades que terão 2º turno